quinta-feira, 31 de março de 2011

"Bethânia e as Palavras" vai encantar o Brasil todo!!!...

Maria Bethânia está encantando por onde passa com as poesias entremeadas por canções no teatro Faap..... de Sampa, ela segue em turnê com  para Curitiba e Porto Alegre.....  projeto que surgiu há dois anos, quando foi convidada para um ciclo de leituras na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).  "Essa leitura foi criada para casas de ensino, porque acho a ideia de levar expressões artísticas para dentro de uma sala de aula preciosa e linda..... Fiz em vários lugares, sempre recebendo escolas com seus professores e alunos ou indo até eles, o que para mim é uma honra. Recentemente, fiz na casa de Fernando Pessoa em Portugal. Eu li poesia na casa do meu pai, fonte para minha sede, poeta que sustenta minha respiração, o ritmo desassossegado do meu coração."...
Canta Caetano Veloso, cita Guimarães Rosa: "Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende"..... e mais Villa-Lobos, Carlos Drummond, Gil, Luiz Gonzaga, Amália Rodrigues, Chico Buarque, Fernando Pessoa: "Meu mestre, meu coração não aprendeu a tua serenidade/ Meu coração não aprendeu nada/ Meu coração não é nada/ Meu coração está perdido"....
Declama Bruna Lombardi: "Eu gosto dos venenos mais lentos/ dos cafés mais amargos/ das bebidas mais fortes/ e tenho/ apetites vorazes (...) você pode me empurrar pro precipício/ não me importo com isso/ eu adoro voar"....
Uma hora e dez minutos de canções e poesias: "A cada dia que faço essa leitura, sinto vontade de agradecer", disse a cantora no final. "Agradeço quieta com meu coração apaziguado. Obrigada, minha mãe, minha fonte de força e luz. Sinto que é um privilégio aos 64 anos, 46 deles dedicados ao meu ofício, poder realizar essa leitura. É um sonho. E eu não quero mais da vida do que os meus sonhos. Eu que me sonhei, que eterno dura. É um luxo tudo isso. Mas um luxo útil [risos da plateia]. Agradeço sempre comovida aos mestres, professores e seus alunos, artistas e a cada um dos senhores que comigo vêm compartilhar esse exercício de delicadeza. Obrigada por me ajudarem a crer na beleza de ser sempre um eterno aprendiz."

Nenhum comentário:

Postar um comentário