segunda-feira, 25 de outubro de 2010

PARA OS BEATLEMANIACOS: TOMBARAM JOHN LENNON

Yoko Ono
O apartamento localizado no número 34 da Montagu Place, em Londres, foi tombado como patrimônio da Inglaterra.

Aconteceu no último sábado (23), onde a Yoko Ono revelou a placa azul, que agora identifica o prédio, em uma cerimônia assistida por cerca de cem pessoas, fãs e sósias dos Beatles.

O serviço de patrimônio histórico da Inglaterra tombou o apartamento em que o ex-beatle John Lennon morou com Yoko Ono. O presidente do Fã Clube Britânico dos Beatles, Peter Nash, presente à festa, afirmou que o endereço é um dos “três principais” em Londres para fãs dos Beatles, ao lado dos estúdios Abbey Road e do prédio que sediou a Apple, no número 3 de Saville Road. Foi ainda no apartamento do subsolo do prédio agora marcado com a placa azul do English Heritage que a famosa foto de Lennon e Yoko nus, para a capa do LP Two Virgins, foi tirada.

O endereço, uma das residências de John Lennon, foi onde a polícia realizou a operação que levou à condenação do ex-Beatle por porte de maconha, que anos depois levou o processo de deportação dos Estados Unidos, em 1971. O mesmo apartamento foi ocupado anteriormente por outros ex-beatles e pelo  guitarrista Jimi Hendrix. Na segunda metade da década de 60 ele pertenceu a Ringo Starr, que chegou a alugá-lo a Paul McCartney, entre outros artistas famosos. No pequeno estúdio do apartamento de Ringo teriam sido gravadas as primeiras fitas demo de canções clássicas dos Beatles como Eleanor Rigby e Tomorrow Never Knows.
 

Lennon.
 
O subsolo do prédio foi cenário da famosa foto de Lennon e Yokjo nus, que resultou na capa do disco 'Two Virgins'. Lennon chegou ao prédio quando os Beatles gravavam o 'Álbum Branco'.

Para Peter Nash, presidente do fã-clube oficial dos Beatles na Inglaterra, o endereço é um dos três principais em Londres para fãs dos Beatles – assim como os estúdios Abbey Road e o prédio que sediou a Apple, no número 3 de Saville Road.

Hoje trago algumas fotos de John Lennon tiradas apenas dois dias antes de ele ser assassinado, e que nunca tinham aparecido. Acabam de ser divulgadas. As relíquias, que mostram John e Yoko Ono em estúdio dando uma entrevista no dia 6 de dezembro de 1980, foram parar nos principais jornais do mundo nesta segunda-feira. 

As imagens estavam entre milhares de fotos de um colecionador britânico que resolveu vender os negativos em um leilão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário