A televisão do Brasil faz hoje 60 anos. Exatamente em 18 de setembro de 1950, às 17h30, Assis Chateaubriand inaugurou a TV Tupi de São Paulo. Foi a sua primeira transmissão oficial, mas existiram duas anteriores em caráter experimental e em circuito interno: uma apenas para o saguão dos Diários Associados em 3 de abril do mesmo ano – apresentação do mexicano José Mojica, e outra em 10 de setembro, um filme com Getúlio Vargas falando do seu retorno à vida política. Mas pra valer tudo começou a partir do dia 18 de setembro. Apenas 5 privilegiados tinham televisores. Outros aparelhos foram distribuídos pelo próprio Chateaubriand em pontos estratégicos da cidade. Até deve existir, mas é difícil imaginar alguém, nos tempos atuais, capaz de viver sem ela. Memorial da América Latina promove noite em comemoração à história da televisão brasileira. O show tem direção de Nilton Travesso e promete arrancar suspiros e lembranças do público neste sábado (dia 18), às 20h, com o evento Televisão 60 anos. O Show, que trará ao seu público uma comemoração festiva, que contará com diversos nomes da televisão brasileira. Com supervisão de Rita Okamura e realização da Pró-TV, o show que iluminará o Auditório Simón Bolívar. Travesso conta com a presença de 160 artistas convidados, dentre eles: Rolando Boldrin, Inezita Barroso, Daniel Filho, Tony Ramos, Vicente Sesso, Tatiana Belinky, Georges Henry, Maria Pia Finocchio, Eva Wilma, Laura Cardoso, Lolita Rodrigues, Regina Duarte, Chico Anysio, Lima Duarte, Ronnie Von, Antonio Abujamra, Hebe Camargo, Goulart de Andrade, Luciano do Valle, Marcelo Tas, Fernando Mitre, Silvia Poppovic, José Luis Datena, Leão Lobo e muitos outros. Uma verdadeira representação artística da televisão.
Assis Chateubriand, fundador e jornalista responsável pela inicialização da TV no Brasil |
Falando em história, vale lembrar que o evento será na mesma data em que Assis Chateubriand, o fundador e jornalista responsável pela inicialização da TV no Brasil, adquiriu 20 aparelhos receptores nos EUA e espalhou pela cidade de São Paulo, inaugurando, em 1950, a primeira emissora de televisão: a TV Tupi.
O ator e cantor Rolando Boldrin comenta: “Eu, que fui chegando bem de mansinho, num jeito matuto, naquele ano de 58 quando a criança tinha apenas oito aninhos de vida. Hoje só posso sentir-me orgulhoso por compartilhar com tantos e tantos mestres da televisão e das emoções vividas de forma tão intensa e sem possibilidade de reprise. Viva esta senhora de 60 anos, chamada de televisão”, comemora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário