quinta-feira, 8 de julho de 2010

Baby de Portugal


Tudo começa e

termina em Lagos




Iniciei jornada em Portugal e vou terminar dentro da histórica Lagos, formada com a fundação de Laccobriga ou Lacóbriga, povoação fortificada fundada pelos Cónios pelos idos de 1899 a.C. na zona do Monte Molião, acidente geográfico a Noroeste do centro da actual cidade de Lagos.

A sua prosperidade econômica, veio do interior Algarvio, e contato com outros povos, destacando-se os fenícios. Cidade conquistada pelos cartagineses. Após um sismo, que destruiu a povoação no século IV a.C., a cidade foi reedificada num novo local. Em 76, a cidade foi tomada pelos romanos, tornando-se parte da Lusitânia.

Após a queda do Império Romano, a cidade foi tomada pelos muçulmanos em 716; a povoação passou a chamar-se Halaq Al-Zawaia ou Al-Zawaia, o que, segundo alguns autores, significa “Mosteiro Muçulmano”. A ocupação muçulmana provocou um declínio económico. Foi tomada pelos cristãos entre 1241 e 1249. A cidade, devido à suas condições geográficas (local de passagem entre o Mar Mediterrâneo e Europa setentrional, junto a uma baía e um rio) e económicas (indústria piscatória e de salga, centro mercantil de produtos florestais e agrícolas), foi sempre um importante porto de construção, reabastecimento e reparação de embarcações. Tornou-se num ponto fulcral durante os Descobrimentos Portugueses (século XV), fornecendo embarcações, instrumentos e apetrechos, alimentos, água, e capital humano.



Vários pescadores, navegadores, comerciantes e militares lacobrigenses participaram nos Descobrimentos, devido aos seus conhecimentos de navegação e orientação

A cidade começou a sofrer sinais de decadência após a restauração da independência, devido a uma quebra na produção agrícola, redução das atividades comerciais provocados pela centralização em Lisboa, e uma epidemia de cólera que grassou a partir de 1640. Mas o auge do declínio urbano deu-se, quando a cidade foi devastada pelo Terremoto de 1755 e subsequente tsunami. Em 28 de Fevereiro de 1969, verificou-se um sismo de intensidade elevada, provocando avultados prejuízos materiais na região.


A cidade de Lagos encontra-se num processo de estabilização da atividade turística,  a Câmara Municipal investe em eventos culturais, em infra-estruturas de suporte à atividade turística e o restauro de edifícios de valor histórico. E para quem quiser ver de perto, esta lá a na portuguesa de descobrimento de terras brasileiras.

Aguardem muitas fotos e videos que colocaremos no site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário