sábado, 3 de julho de 2010


Baby da Europa
Elle et
La Suite Décoration

Há três anos a revista Elle francesa promove uma exposição fascinante: “La Suite Elle Décoration”. No luxo do museu Cité de l’Architecture et du Patrimoine, como tudo que acontece em Paris, gostem ou não os franceses. É no antigo apartamento de Jacques Carlu, arquiteto do Palais de Chailot nos anos 30. Todo ano, um estilista é convidado da revista para decorar e transformar o espaço.
Em 2008, Christian Lacroix decorou o apartamento, com um estilo bem pessoal, descolado e eclético. Misturou móveis contemporâneos com decorações vintage, fotos e objetos comuns do cotidiano. Ano seguinte, a Maison Martin Margiela transformar o espaço num ambiente pré-festa. Usou os principais temas de sua maison, como o branco, o prateado e efeitos trompe l’oeil, com truques de perspectiva e ilusão óptica. Em 2010,  foi o estilista, conhecido como l’enfant terrible de la mode, Jean Paul Gaultier. Reinventou códigos pessoais e transformou moda em decoração.
A exposição “La Suite Elle Décoration par Jean Paul Gaultier”, dividida em quatro etapas. Na primeira sala, o estilista francês brincou com a estampa marinière (listrada em azul e branco) cobrindo todos os móveis e objetos da sala. Na segunda etapa, uma estampa vegetal usada em um desfile de alta costura de Jean Paul Gaultier ganhou vida e invadiu o espaço com uma floresta luxuosa. O quarto é a terceira sala da exposição. É de boudoir (vestiário de senhoras), com cetins, sedas e rendas por todos os lados. Na cama, uma boneca do museu de la Poupée, de 1950, transformada em modelo de alta costura com corpete de seda. A última parte da exposição fica no terraço, com espelhos de diversos tamanhos espalhados pelo chão. Jean Paul Gaultier multiplicou a vista infinita do terraço do Trocadéro e criou um efeito deslumbrante.


A moda está mesmo invadindo o mercado de decoração. Sonia Rykiel, marca da estilista francesa que surpreendeu o mundo ao vender artigos de sex shop assinados, firmou parceria com a empresa de mobiliários Lelievre, que também cuida do contrato com a marca Kenzo. Linhas de cama e banho já são produzidas com a etiqueta francesa. Tecidos, almofadas, tapetes e lençóis com estampas florais estarão disponíveis a partir de setembro nos Estados Unidos. Os estilistas estão diversificando porque as coisas estão mudando!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário