domingo, 31 de janeiro de 2010

Faltam poucos dias para o Oscar


Dentro de 10 dias saberemos os indicados ao Oscar 2010. Com 10 concorrendo a Melhor Filme, não é difícil prever essa categoria. Mas acontece que o Brasil não está lá. Eu disse BRASIL, mas a Argentina (El Secreto de Sus Ojos) e Peru (La Teta Asustada - vitorioso em Berlim) estão. E não é só. Temos os favoritos Un Prophete (França), e A Fita Branca, (premiado em Cannes e nos Globos); Samson and Delilah, (pela Austrália), também. Mais ainda: filmes pré selecionados para as indicações ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro: Ajami (Israel); The World is Big and Salvation is Around the Corner, (Bulgária); Kelin, Cazakistão e Winter in Wartime (Holanda).

Uma campanha pode custar de 200 mil a 15 milhões de dólares. É o que torna o título, filme ou série, bem visível aos votantes. Prêmios de associações de críticos e jornalistas, focam na simpatia além da tela (chocolate, cartãozinho, etc.). Porque o Brasil não envia logo tonelada de coco verde que eles gostam tanto, ou acarajé abençoado pelos orixás e Bahia, ou frutas em profusão que eles conhecem tão pouco? É caso oras, se a base é esta!!!

As associações profissionais, pessoal que faz cinema e TV, com tempo reduzido, a base é a amizade e alianças profissionais. A decisão (responsabilidade do distribuidor do filme nos EUA ou na Grá Bretanha), no caso dos prêmios BAFTA, pode ser caso de vida ou morte. Agora entendemos o ódio do diretor Duncan Jones que não enviaram DVDs de Moon para ninguém, "por medida de economia". E Hurt Locker não enviou DVDs às associações. Deu pra entender???? Cineastas acordem!!!!

Sandra Bullock (The Blindside) arrebata os Oscars? Melhore a roupitcha, please! De coadjuvantes: Mo’nique (por Preciosa) e Christoph Waltz (Bastardos Inglórios). Quem leva melhor ator e atriz? Bem, ainda faço figa pra Avatar, seja muito azul ou indicado ou não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário