quinta-feira, 31 de dezembro de 2009



Salvar o planeta


 do julgamento da História




Não virem a página do ano deixando pra trás sites como http://www.wwf.org.br/ (falam da conservação da natureza brasileira), Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Guga Kuerten (solidariedade e transparência), Gisele Bundchen (na foto, e vejam seu site, está fazendo de tudo para representar bem nosso país; o an0 2010, comemora belos 10 anos de carreira), http://yikatuxingu.org.br/home (Salve a água boa do Xungu; educadores socioambientais), e nós, aqui deste espaço divulgando o melh0r do Planeta. Estou fazendo minha parte nas bênçãos de Oxalá que rege o ano.

A derrocada da tentativa de um acordo global de clima consistente durante a COP-15, em Copenhague, colocou a prova a capacidade e vontade política de lideranças. O mundo esperava de Copenhague um acordo justo, e com força de lei, para que pudesse começar a ser implementado imediatamente. Para o WWF-Brasil, saímos de lá sem nada disso. O acordo não é ambicioso. nem legalmente vinculante. Foi um fiasco imenso. O WWF-Brasil espera, para 2010, um processo claro e transparente de consulta a todas as partes envolvidas, dar a resposta que a ciência indica como necessária para manter o aquecimento global, como a sociedade espera de seus líderes.

Só assim salvaremos o processo multilateral de um julgamento super negativo pelos povos de todo o mundo. É necessário que todos cheguem a um acordo, mas, sequer isto está assegurado. Não por falta de tempo. Mas, sim, de vontade política e mandato claro aos negociadores para se chegar a um acordo. O fim da Conferência representou um fiasco, e imensa oportunidade desperdiçada, após quatro anos de conversas iniciadas a partir da COP-11, que criou os grupos de trabalho sobre diálogo de longo prazo, no âmbito da Convenção, e sobre o diálogo de novas metas para os países do Anexo I, no âmbito do Protocolo de Quioto.



Desperdiçaram dois anos de negociação com mandato claro, ou Plano de Ação de Bali – acordado em 2007 na COP-13. No âmbito do Protocolo de Quioto, metas para os países desenvolvidos no pós-2012. Para a Convenção, uma visão compartilhada, meta para os países do Anexo I não signatários de Quioto (Estados Unidos), ações para países em desenvolvimento, financiamento de mitigação e adaptação nos países em desenvolvimento, capacitação, transferência de tecnologia REDD etc.


O acordo foi feito de última hora, discutido às pressas, para tentar salvar uma reunião que reuniu mais de 100 chefes de estado de uma situação embaraçosa. O acordo não teve apoio de todos os países e a franca oposição de alguns, o que impede que o documento seja transformado em decisão efetiva da Conferência. Não pode ser implementado seguindo as regras da Convenção. Para a definição de recursos para investimento de curto prazo e indicação de recursos de US$ 100 bilhões até 2020 –, faltou clareza sobre quem contribui, com quanto, fontes de recursos e metas.


Quanto ao Brasil, o discurso do presidente Lula no dia 18 da Conferência não foi suficiente para liderar rumo a um acordo robusto nem quebrar a oposição de muitos países que parecem não querer chegar a lugar algum. Na minha opinião, todos os países têm o dever de trazer o diálogo de clima de volta aos trilhos da responsabilidade. Hoje, o futuro do clima do Planeta não está livre das conseqüências mais severas das mudanças climáticas. Ou será que todos estão cegos?


Milhares de pessoas estão expostas às consequências do aquecimento global, milhares perdem suas casas, seus bens e até mesmo suas vidas a cada ano, em consequência de secas, tempestades, enchentes. Na COP-15, ninguém pode dizer que fez o suficiente. Nem mesmo o Brasil.
Novo fracasso em 2010???


O Brasil possui uma das biodiversidades mais ricas do mundo, as maiores reservas de água doce do planeta e um terço das florestas tropicais que ainda restam, uma em cada 10 espécies de plantas ou animais existentes. Em todo o país, o WWF-Brasil executa dezenas de projetos em parceria com ONGs regionais, universidades e órgãos governamentais. A organização desenvolve atividades de apoio à pesquisa, legislação e políticas públicas, educação ambiental e comunicação. 


Acorda Mundo!!!! Salvem o Planeta!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário