quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O Conto d Fadas de Farah Diba










Todos sonham, mas na sabem o que e a vida de uma soberana. Quando era repórter dos Diários Associados, tive a oportunidade de entrevistar o casal e consta nas atas e arquivos esta entrevista. Vida de conto de fadas? O conto de fadas de Farah Diba foi há 50 anos. Vejam o vídeo que mostra o esplendor do casamento de Farah Diba com o Xá do Irão, Mohamed Reza Pahlavi. O casal comemoraria este ano as bodas de ouro. Já assisti muitos casamentos, mas igual a este, jamais e, vejam quantas REAISSSSSS celebridades presentes.



Farah Diba e Mohamed Reza Pahlavi viveram um conto de fadas durante o seu casamento. O casal, que comemoraria este ano as bodas de ouro, teve direito a um casamento de sonho e a relação foi pautada por momentos felizes durante os 21 anos em que estiveram juntos. O Xá do Irão viria a falecer a 27 de Julho de 1980. Mohammad Reza tinha 39 anos quando foi apresentado a Farah Diba, de 20, numa recepção na Embaixada do Irão, após um encontro com Charles de Gaulle. 


A jovem causou boa impressão e foi o bastante para o genro do imperador, Ardeshir Zahedi, marido de Shahnaz, tratar de tudo para ela ser a noiva que o Xá procurava. Uma tentativa de casar o soberano muçulmano com a princesa católica Maria Gabriela de Sabóia foi desaconselhada pelo Vaticano como “uma grave ameaça”. Farah Diba disse sim ao pedido de matrimônio no dia em que fez 21 anos, a 14 de Outubro. O noivado foi oficialmente anunciado a 21 de Novembro. O casamento, duas cerimônias, celebrou-se a 21 de Dezembro. Yves Saint-Laurent, da casa Dior, desenhou-lhe o vestido bordado com fios de prata. As irmãs Carita inventaram para ela o penteado com o risco ao meio e as têmporas cobertas que se tornaria moda no mundo inteiro. O diadema para a cabeça era jóia do Estado. Concebido nos anos 50 pelo americano Harry Winston, pesava dois quilos.


Como Xabanu, título que ganhou no dia do casamento e que os mullahs aboliram, Farah Diba Pahlavi teve uma vida de sonho, até ao advento da revolução de Khomeini. Sofreu um desfalque de vários milhões de dólares, depois da morte do marido enfrentou o suicídio da filha Leila, que chegou a ser modelo de Valentino. Sofrendo de “depressão crônica, baixa auto-estima, anorexia nervosa e bulimia”, ingeriu uma dose fatal de “barbitúricos e cocaína”, segundo a autópsia. Foi encontrada sem vida no seu apartamento em Londres, em Junho de 2001. Tinha 31 anos: “A perda de um filho é sempre uma ferida aberta no coração de uma mãe”, lastimou-se Farah Diba. “Leila era uma menina muito inteligente, com boas idéias, mas profundamente traumatizada pelos dramáticos acontecimentos nas nossas vidas. Era muito sociável e gostava da companhia dos que lhe eram mais próximos. Quando estava deprimida, desabafava: ‘Eu consigo ajudar todos os meus amigos, mas sou incapaz de me ajudar a mim própria.” 


Sem Leila, a viúva do Xá continuou a dedicar-se à restante família. Segue link: http://www.lux.iol.pt/casamento---geral/casamentos-farah-diba-50-anos-bodas-de-ouro-mohamed-reza-pahlavi-conto-de-fadas/1108552-5165.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário