segunda-feira, 30 de novembro de 2009



O Harlem 


volta aos bons tempos



Bill Clinton, que detém o estatuto de honra como o "primeiro presidente negro dos Estados Unidos"; desde que inaugurou seu escritório entre "o povo" do Harlem, com direito a sequência de celebração de gala, boas-vindas da comunidade, mudou tudo por lá. No dia que fincou morada, Clinton parecia estar em campanha presidencial. Abraçou vários saxofonistas, se juntou a eles com o cantor Chuck Jackson e na multidão, em uma versão com alma de Stand By Me. Teve serenata pela cantora Etta James e o grupo The Gospel Singers All Good.


Clinton descreveu o festival como três horas de amor entre os residentes de Harlem, cercado por políticos locais, músicos e celebridades. Falou a uma multidão e agradeceu a festa de boas vindas, prometendo ser um bom vizinho: "Eu sinto que estou em casa. Vocês votaram em mim em 1992 e 1996. Vocês votaram em Hillary (Clinton) em 2000. Vocês estavam lá nos dias negros e nos melhores dias. Eu quero que vocês saibam que eu quero ser um bom vizinho, no Harlem nos melhores dias e nos dias negros para todas as pessoas que vivem aqui ".


Depois que Clinton abriu o escritorio na 116street, o Harlem virou um luxo e virou moda entre os brancos milionários e os altos executivos. E o Apollo Theater de Sara Vaughan, Ella Fitzgerald, Johnny Mathis, Nat King Cole, Dinah Washington, Herta Kitt e muitos monstros sagrados do Jazz, Blues e swing, continua sendo um palco sagrado para a midia mundial!!

Se for para NY, não deixe de ir até lá. Os espetáculos são apenas o máximo.

Na última sexta, no teatro, a atriz Antonia Dadon (nascida em New Orleans, uma negra linda de 32 anos) na peça “A volta de ZORA” (o gringo pronuncia Sorra). Historia real de uma escritora negra/atriz que nos anos 30 escandalizou muitos, por ser extremamente liberal! Vendeu muitos livros, fez muitas pesquisas a respeito de religiões africanas (santeria cubana, candomble, vudu) viajou mundo para isso (Jamaica, Haiti, Nigeria, Kenia). A escritora, Zora Neale Hurston, menina que veio dos guetos sul americano sonhando muito, e seus sonhos se tornaram realidade, tendo sido a 1a. aluna negra a ser admitida na epoca na NYCU (New York Columby University) mas ela morreu na miséria e abandonada!! 

Tipo mais ou menos do que ocorreu com a milionária Hilton que de herdeira de cadeias de hoteis, morreu tendo na conta bancaria, apenas 100 dolares........ A maioria absoluta dos mais respeitados criticos de teatro de Manhattan, a consagrou, e como atriz, ganhou o premio da poderosa associação negra NAACP Award Winner, e essa peça foi adaptada pelo talentoso Laurence Holder, que ganhou 5 vezes o premio AUDELCO.

A atriz Antonia Dandon, trabalhou junto com a Jennifer Lopes, em "Maide in Manhattan" (já passou aqui no Brasil; a camareira que um ricaço se apaixona por ela) e foi filmada varias cenas no Central Park. Ela diZ que quer vir aqui, conhecer o Brasil junto com Marta e vai ficar aqui em casa. Será uma grande honra querida Dandon!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário