segunda-feira, 30 de novembro de 2009


Escândalo:

a Google pede desculpas

 pela imagem racista

 de Michelle Obama.

A Google divulgou hoje uma mensagem pedindo desculpas pelos resultados ofensivos após buscas por termos como "judeu" ou "Michelle Obama", incluindo imagem que caracteriza a primeira-dama dos Estados Unidos como um macaco. Opsssssssss!
Por meio de uma mensagem – look onde aparece na área reservada a anúncios patrocinados nos resultados da busca por imagens de Michelle Obama - a Google lamenta que seu buscador possa mostrar conteúdos ofensivos, mas acrescenta que não retirará nenhum deles: "Às vezes, as buscas do Google produzem resultados perturbadores, quando os pedidos são inofensivos" diz a companhia, assegurando que não apoia os pontos de vista expressados por esses conteúdos.

A imagem ofensiva da primeira-dama causou imensa polêmica desde a semana passada, quando a Google alegou que a página que a abrigava era uma fonte de vírus para os usuários e decidiu retirar o link correspondente de seus resultados de busca. Mas a imagem não demorou a reaparecer hospedada em um novo servidor, e se tornou o primeiro resultado que aparece na busca por imagens de Michelle Obama, algo que a companhia afirma não poder controlar: "A posição de um site na classificação de resultados do Google depende fundamentalmente de algoritmos de busca, que usam milhares de fatores para calcular a relevância de uma página em relação a uma demanda particular", explica o comunicado.

A companhia ressaltou que sua prioridade é a "integridade dos resultados de busca", e por isso descarta "eliminar páginas dos resultados simplesmente porque seu conteúdo seja impopular ou porque recebamos queixas a respeito". Que lorror!!!!!!!!!! "Só eliminaremos as páginas se acharmos que o site viola nossas regras de uso, se acharmos que a lei nos obriga a isso ou sob pedido do responsável da página em questão", acrescentou.

Um comunicado similar aparece após a busca por páginas que contenham a palavra "jew" ("judeu", em inglês), em relação a um resultado que alude à negação do Holocausto: "Se você usou o Google ultimamente para buscar a palavra 'judeu', é provável que tenha encontrado resultados muito inquietantes", diz a mensagem da empresa, que oferece as mesmas explicações do caso da imagem da primeira-dama dos EUA e descarta a possibilidade de dar as cartas no assunto.

"Às vezes, as sutilezas da linguagem provocam o aparecimento de anomalias que são imprevisíveis", acrescenta. "No caso de 'judeu', isto ocorreu porque (o termo) é usado em muitas ocasiões em um contexto antissemita", algo que, segundo a empresa, não ocorre com os termos "judaísmo" ou "judeus", no plural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário