domingo, 29 de novembro de 2009


Caviar do Uruguai

 é a pedida

É realmente excelente, diz minha amiga Pernelle e inclusive, consumido no Brasil pelo Fasano. Ah, e o Donald Trumph, não mais consome o Beluga. Está caríssimo! Adaptou-se também. Quando Pernelle esteve em Punta Del Este no ano passado experimentou, garante que é muito bom e o preço é ótimo! Se ela falou vou seguir conselho, porque amo caviar.
Lá eles contam uma bela historia de familia: o sonho do pai era comprar os esturjões e produzir o caviar. O pai comprou os peixes, e todos peixes morreram, em seguida; depois morreu o pai, porém os filhos continuaram perseguindo o sonho do pai. Compraram os peixes e hoje eles produzem um Caviar de alta qualidade no Uruguai.

Dois irmãos suíços criam uma marca de caviar produzido numa fazenda uruguaia com o desafio de alcançar a mesma qualidade e prestígio da caríssima variedade obtida no mar Cáspio.
O Paulo Francis destilou certa vez uma comparação lapidar sobre a relação do caviar com a fortuna: "A maior demonstração de riqueza que existe é enfiar a colher dentro de um pote de caviar e não encontrar o fundo".
Originário da região do mar Cáspio e processado principalmente por produtores russos e iranianos, o caviar é uma dessas iguarias raras cuja oferta tem diminuído ao longo dos anos devido, sobretudo, à pesca predatória do esturjão, o peixe que produz as saborosas ovas negras. Hoje, 1 quilo de caviar iraniano pode chegar a exorbitantes 11 000 dólares. Uma das soluções encontradas para fazer frente à escassez do produto é a criação de esturjões em cativeiro -- o que nem sempre é aceito pelos puristas. Consideram tal versão do caviar inferior à chamada selvagem.
O principal motivo para que coinesseurs de todo o planeta torçam o nariz para os produtos provenientes de fazendas de peixe -- a maioria delas localizadas na China e no Azerbaijão -- são as condições artificiais da criação, que teriam impacto direto sobre o sabor das ovas.
É justamente esse o grande desafio de uma família de empreendedores suíços, os Zwyer, que resolveram se lançar no ramo de produção de caviar com peixes criados em cativeiro. Eles vão provar que as ovas provenientes de uma fazenda podem ser tão saborosas quanto as que vêm dos confins da Ásia Central. E, melhor, pela metade do preço. Muito melhor. Estou com água na boca!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário