terça-feira, 14 de novembro de 2017

FASCINADA COM A ‘TIANJIN BINHAI LIBRARY’ NA CHINA.




Amo conhecer lugares diferentes, e tenho feito isso durante esta minha longa jornada pelo mundo. Um desses locais é a biblioteca TIANJIN BINHAI LIBRARY de Tanjin na China. Projetada pelo escritório de arquitetura holandês MVRDV e pelo Tianjin Urban Planning and Design Institute, inaugurada na China. Parte de um projeto maior que criará um distrito cultural para a cidade de Tianjin. Belo exemplo de como investir o dinheiro público

É parte de um plano-mestre complexo cultural maior, em torno de um auditório esférico que, juntamente com o átrio principal, forma um olho que atua como um ponto focal para o espaço interior. As prateleiras em forma de terraço ecoam a esfera em todo o átrio, levando os usuários ao coração da biblioteca, antes de continuar ao redor do prédio como cortinas.




É algo fora de série realmente. Parece cenário para filme de ficção científica. A biblioteca-catedral, tem capacidade para até 1,2 milhão de livros, localizados em varandas internas de curvas futuristas que revestem a totalidade do interior da edificação, funcionando como escadas e assentos. No centro, uma enorme esfera abriga em seu interior um auditório e reflete as prateleiras ao redor.

A construção tem área superior a 30.000 metros quadrados com variedade de instalações educacionais em cinco níveis. O nível subterrâneo é dotado com espaços de serviço, armazenamento de livros e grande arquivo. No térreo, áreas de leitura para crianças e idosos. Nos dois primeiros andares, salas de leitura, livros e salas de estar. Nos dois últimos, salas de reuniões, escritórios, salas de informática e salas de áudio.






SE É PRA FALAR DE ARQUITETURA.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário