sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Ceramista Hideko Honma do Minimundo lança livro na Japan House...



Sua noite de autógrafos movimentou a Japan House nessa quinta-feira que tem feito eventos incríveis.

Hideko Honma trabalha com os quatro elementos da natureza - água, fogo, terra e ar -, e a cerâmica é sua razão de ser e de viver. Com apenas 1,56 metro de altura, ela é gigante: “Eles chegam aqui e pedem branco, branco, branco. Acabam levando tudo colorido”, diz.

A artesã cria suas maravilhas no sítio da família em Nazaré Paulista, e vive no mundo das altas temperaturas do forno, e material colhido que  transforma-se em cinza vegetal. Da cinza faz o esmalte, onde são banhadas as peças. Ou de palha de bananeira, galho de eucalipto, grama do mato em verdes, azuis, marrons e tantos outros matizes.





Produzir o próprio esmalte a partir de cinzas vegetais é a marca registrada de Hideko, que trouxe a técnica do Japão. Também das cinzas vem os efeitos da pintura: acetinados, salpicados, escorridos.


Vejo linhas compridas apenas. Falta uma espiral. Quem não tem espiral não se encontra na vida”, disse certa vez o pai de Hideko, lendo as mãos da menininha que queria ser artista. Décadas depois, debruçada sobre o torno – ainda sem muita certeza sobre os rumos profissionais -, Hideko viu seu dedo deslizar sobre o barro molhado. Surgia ali, da sua mão, uma espiral. Era da cerâmica seu futuro.”





Nenhum comentário:

Postar um comentário