terça-feira, 31 de outubro de 2017

Fenômenos da Natureza: Círculos no Fundo do Oceano




Yoji Ookata é um fotografo japonês que passa grande parte de sua vida pesquisando o mar em suas profundezas.
Há dois anos, descobriu ondulações na areia, com padrões geométricos, com quase seis metros de diâmetro a cerca de 80 metros abaixo do nível do mar.
O desenho chamou atenção e o fotógrafo levou uma equipe de televisão até o local e descobriram que os círculos foram feitos por um peixe habilidoso, capaz de criar relevo sobre a areia do mar, fazendo essas obras de arte: um baiacu. peixe-balão, de apenas alguns centímetros de comprimento, que nada incansavelmente durante o dia e a noite para criar essas mandalas perfeitas.
Dizem os cientistas que o peixinho faz isso para atrair fêmeas para o acasalamento. As fêmeas são atraídas para esses locais e colocam os seus ovos no centro do círculo.
As ondulações na areia servem como “amortecedores” naturais contra as correntes oceânicas, para proteger e manter os ovos em segurança.
Ao estudar o comportamento desse peixinho recolhido das águas ao largo das Ilhas Ryukyu, no Japão, os cientistas concluíram tratar-se de uma subespécie diferente de peixe-balão. Eles foram chamados de Torquigener albomaculosus, ou peixe-balão-de-pintas-brancas.
Do gênero Torquigener, é a única espécie a criar esses círculos no fundo do oceano.
Tanto a ser descoberto ainda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário