quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Jornalista Baby Garroux: atrás da montanha há outra montanha....




Assisti o Luís Ernesto Lacombe na telinha chorando ao comentar sobre o acidente com os jogadores do Chapecó e jornalistas no voo e fiquei pensando, tem mais coisas também atrás de tanta emoção...

Claro que um repórter ao vivo e a cores ou não pode manifestar sua emoção. Afinal somos humanos. Mas aquela cena me marcou. Fui saber mais do querido que teve longa jornada passando por três faculdades. Fez estatística e processamento de dados. Passou pela psicologia. Não deu certo. Até embarcar no Jornalismo já no pedaço há 26 anos trabalhando como jornalista na telinha. Cobriu 3 guerras e quer morar fora do Brasil.

É vaidoso a vista, mas sendo apresentador faz o certo. Sou fã. E se você está na lista, o Luís Ernesto Lacombe lança sexta-feira (09/12) às 19h, na Argumento do Leblon, o livro “Cartas de Elise – uma história brasileira sobre o nazismo”. 



A outra montanha entra em cena com a história real da família, pelo lado paterno, do jornalista, judeus alemães de sobrenome Heilborn que escreveu a partir das cartas trocadas entre seu avô, Ernst, e os tios, primos, irmão e amigos que ficaram na Alemanha, principalmente a mãe dele, Elise, bisavó de Luís Ernesto.

Lacombe só conheceu essa parte da história da família, depois da morte da sua avó Lisette em 2006. Ela carioca foi casada com Ernst. Na Rede Globo, em 1997, acharam que tinha prenome composto, Luís Ernesto, e sobrenome alemão seria demais. “Virei o Lacombe. Agora, volto com tudo ao Heilborn, no meu quarto livro. Tentei lançar o livro ano passado, quando se comemorou os 70 anos do fim do nazismo. Com a vitória de Trump e o crescimento da extrema direita em vários países é o momento. A felicidade particular não basta. A felicidade plena está em olhar em volta, esticar o olhar, olhar em todo canto, e ver todo mundo feliz. Egoísmo, ódio, segregação, ignorância, tudo isso só leva o mundo ao buraco”.


Força aí Lacombe. Estamos juntos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário