quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Jornalista Baby Garroux: Marselha conta a história do café em exposição "Café In"




Marselha conta a história do café em exposição "Café In" no Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo (MuCEM) que vai da África Central aos países árabes, da Europa à América Latina, passando pela Ásia

O café nasceu no século XIII nas montanhas da Etiópia, na região de Kaffa - que lhe deu nome -, passou pelo Egito e Império Otomano e no século XVIII, no resto dos continentes.




Hummm, que cheirinho bom tem o nosso cafezinho que estará exposto ao público até 23 de janeiro de 2017 com explicações do escritor e jornalista, Jean-Michel Djian, curador geral da "Café In": "Sou um apaixonado pelo café e conheço bem a Etiópia, a pátria do café. Muito se bebe, mas pouco se conhece o café. Idolatramos o café, bebemos 2,6 bilhões de xícaras de café por ano e não sabemos por que bebemos", contou à Agência Efe.

São 400 obras de fotógrafos, artistas plásticos, intelectuais, antropólogos, músicos e escritores que abordam o tema do café como uma tendência em crescimento. Tem fotos do nosso brasileiro Sebastião Salgado (1944-presente), textos do escritor francês Honoré Balzac (1799-1850), partituras do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), uma escultura do artista cubano Roberto Fabelo (1950-presente), entre outros.



As propriedades medicinais atribuídas à bebida e cultura da "cafeomancia", arte de prever o futuro através da borra do café, também em questão. São consumidas sete milhões de toneladas de café no mundo anualmente.

Com meus 8 pés de café em casa, posso saborear a naturalidade dos grãos e ver os tucanos levando as sementes para outros espaços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário