domingo, 4 de setembro de 2016

Jornalista Baby Garroux: Papa Francisco declarou santa neste domingo (4), madre Teresa de Calcutá.





O Papa Francisco declarou santa neste domingo (4), madre Teresa de Calcutá, em missa de canonização com mais de 100 mil fiéis celebrada na praça de São Pedro, no Vaticano.

A tão aguardada cerimônia aconteceu após a cura considerada milagrosa do brasileiro Marcilio Haddad Andrino. Madre Teresa conhecida como  "a santa das sarjetas", uma das figuras católicas mais conhecidas no mundo, transformada em santa pela Igreja Católica 19 anos após sua morte.



"Declaramos a beata Teresa de Calcutá santa e a inscrevemos entre os santos, decretando que seja venerada como tal por toda a Igreja", afirmou o Papa Francisco com a participação de 70 cardeais, 400 bispos e 1,7 mil sacerdotes. Na homilia, o Papa elogiou seu trabalho "em defesa da vida humana", garantindo que ela fez "sentir sua voz aos poderosos da terra para que reconhecessem suas culpas diante dos crimes da pobreza criadas por eles mesmos. Madre Teresa ao longo de sua vida esteve "à disposição de todos por meio da recepção e a defesa da vida humana".



"Sua missão nas periferias das cidades e nas periferias existenciais permanece até hoje como testemunho eloquente da proximidade de Deus aos mais pobres entre os pobres. A figura de Madre Teresa será a santa de "todos os voluntariados" e peço que ela seja considerada o "modelo de santidade. Terei dificuldade em chamá-la de Santa Teresa" porque "Sua Santidade foi tão próxima a nós, tão suave e espontânea que vai continuar a ser chamada de mãe, Madre Teresa".

Madre Teresa é vencedora do Prêmio Nobel da Paz, aclamada por seu trabalho com os mais pobres nas favelas da cidade indiana de Calcutá.



As Missionárias da Caridade tiveram origem em uma pequena congregação, que se transformou em uma rede que hoje conta com 4.500 religiosas trabalhando em cerca de 700 casas dedicadas a ajudar os mais desfavorecidos em mais de 130 países.

Madre Teresa de Calcutá morreu em 1997, aos 97 anos. Ela havia sido beatificada pelo Papa João Paulo 2º em 2003, o último passo antes da canonização.




Após a cerimônia, o papa Francisco convidou para almoçar 1,5 mil pessoas ajudadas pelas irmãs Missionárias da Caridade, a congregação fundada pela madre Teresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário