sábado, 3 de setembro de 2016

Jornalista Baby Garroux: ‘O Homem Elefante’ no Centro Compartilhado de Criação....




O Homem Elefante é uma história verídica inspirada na vida de John Merrick, jovem portador de uma terrível deformação física que viveu em Londres na segunda metade do século XIX. Considerada a “Era Dourada do Circo Britânico”, John Merrick passa a ser explorado como principal atração dos freak shows (shows de aberrações, além de ser explorado e maltratado pelo showman Ross (Daniel Carvalho Faria)).

É resgatado pelo jovem médico Dr. Treves (Davi de Carvalho), sendo acolhido para observação num prestigiado hospital londrino. No hospital, Merrick passa de objeto de piedade à coqueluche da aristocracia e dos intelectuais, com a ajuda de uma famosa atriz, Sra. Kendal que o apresenta à sociedade londrina. Mas a sua esperança de um dia poder ser “um homem como os outros” acaba por se revelar um sonho jamais realizado.

 ‘O Homem Elefante’ de Bernard Pomerance em sua primeira montagem no país, com encenação de Cibele Forjaz e Wagner Antônio (28 patas furiosas) e chega a São Paulo após temporada de sucesso de crítica e público no Rio de Janeiro. O espetáculo tem temporada de 24 apresentações no CCC de 03 de setembro a 03 de outubro, com uma sessão extra no dia 01/10, sábado, às 18h.

Escrita por Pomerance em 1977, foi sucesso na Broadway na década de 80 e esteve em cartaz novamente, em 2014, com Bradley Cooper no papel título. No cinema, adaptação de David Lynch, em 1980, com Anthony Hopkins, John Hurt, Anne Bancroft e John Gielgud no elenco.

Os atores escolheram montar o texto de Bernard Pomerance e convidaram Cibele Forjaz e Wagner Antônio para conduzir a encenação, além da atriz paulistana Regina França para interpretar a Sra. Kendal.

Durante um ano, os atores fizeram uma imersão na cidade, por meio de workshops para a construção da encenação. Atores e encenadores estudaram o texto de Bernard Pomerance e as suas referências diretas, principalmente o relato de Sir Frederick Treves (“O Homem Elefante e Outras Reminiscências”), médico inglês que conta a história de seu paciente Joseph Merrick. Este relato é a fonte de todas as demais adaptações, incluindo a peça do próprio Pomerance e o filme de David Lynch.

Uma trupe de atores apresenta o duelo ideológico entre a chamada civilização ocidental e a barbárie, que por sua vez remete ao Terceiro Mundo. O monstro interior de cada um, que buscamos domesticar. Que monstro será esse, que leva tantas pessoas ao teatro? O que elas procuram? A história continua, porque o Homem Elefante ainda exerce um poder encantatório sobre os espectadores, talvez porque estes projetem sobre um outro o que temem em si mesmas.


Centro Compartilhado de Criação. Rua James Holland, 57 Barra Funda. Quintas, Sextas, Sábados e Segundas às 21h, Domingos às 20h. Ingressos: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia entrada para estudantes. Informações: 11 3392 7485. Classificação etária: 16 anos / Duração: 100 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário