quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Jornalista Baby Garroux: “A mão do povo brasileiro, 1969/2016″, no MASP...





O MASP abre à visitação a mostra "A mão do povo brasileiro, 1969/2016", hoje dia 2 de setembro. Recupera as principais ideias da mostra homônima concebida e organizada por Lina Bo Bardi para a inauguração ao público.

"A mão do povo brasileiro" exibe mil objetos que evidenciam a rica cultura material do Brasil, desde as regiões do sertão do nordeste até o sul do país. É uma reencenação com objetos, datados antes de 1969 e classificados em tipologias similares às da exposição de Bo Bardi. 

Colaboração máxima do cineasta Glauber Rocha e do diretor de teatro Martim Gonçalves, Bo Bardi que reuniu, no fim da década de 1960, uma miríade de objetos trazidos do Museu de Arte da Universidade do Ceará, do Museu do Estado da Bahia, do Museu de Artes e Técnicas Populares de São Paulo e de colecionadores particulares.

Carrancas, ex-votos, santos, tecidos, peças de vestuário, mobiliário, ferramentas, utensílios de cozinha, instrumentos musicais, adornos, brinquedos, figuras religiosas, pinturas e esculturas, expostos em grupos afins, no 1º andar do museu.



"A mão do povo brasileiro, 1969/2016", apenas 55 integraram a exposição original de Bo Bardi e são novamente exibidas. O restante dos objetos são inéditos, entre os quais destacam-se recipientes de cerâmica, moendas, cestos de palha, joias de escrava, adereços indígenas, ferramentas de orixás, colheres de pau, bonecas de pano, prensas, cadeiras, arcas, boi de bumba-meu-boi, alambique, máscaras de carnaval, matrizes de xilogravura, colchas de retalho e santas de vestir.

A exposição apresenta ainda esculturas e pinturas de artistas autodidatas, que trabalharam à margem do circuito tradicional das artes, tais como Agnaldo dos Santos, Agostinho Batista de Freitas, Aurelino dos Santos, Cardosinho, Emídio de Souza, José Antônio da Silva, Madalena dos Santos Reinbolt, Manezinho Araújo, Mestre Vitalino, Mudinho, Rafael Borges de Oliveira e Zé Caboclo. 



As peças atuais advém de diversos estados do Brasil, das seguintes instituições: Museu da Cidade de São Paulo; Museu Afro Brasil, São Paulo; Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, São Paulo; Museu do Ingá, Rio de Janeiro; Museu do Homem do Nordeste, Recife; Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB); Centro Cultural São Paulo; Centro de Arte Popular – CEMIG, Belo Horizonte; Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE); Museu de Arte Sacra de São Paulo; Museu Castro Maya, Rio de Janeiro; Museu de Artes e Ofícios, Belo Horizonte. 

No MASP de 2.9.2016 a 29.1.2017. Curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP; Julieta González, curadora adjunta de arte moderna e contemporânea do MASP; e Tomás Toledo, curador do MASP.

Saiba mais: http://goo.gl/jF3xyp


Nenhum comentário:

Postar um comentário