terça-feira, 30 de agosto de 2016

Jornalista Baby Garroux: Nelson Freire nas comemorações dos 35 anos do Mozarteum Brasileiro.




Os 35 anos do Mozarteum Brasileiro com festejos hoje e amanhã, na Sala São Paulo, no Centro.

Nelson Freire nascido em Boa Esperança, Minas Gerais, é um artista universalmente aclamado. Recebeu honrarias e condecorações em diversos países e se apresenta regularmente com orquestras e regentes de primeira grandeza, em salas de concerto do mundo todo.

Nelson mudou com a família para o Rio de Janeiro aos cinco anos de idade, e sob orientação de duas professoras, Nise Obino e Lúcia Branco, aos 14 anos Nelson era considerado um grande mestre do piano. Aos 12 anos, finalista do primeiro Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro, recebeu uma bolsa de estudos do presidente Juscelino Kubitschek e foi para Viena estudar com Bruno Seidlhofer, professor de Friedrich Gulda. Aos 19 anos, Freire recebeu a Medalha Dino Lipatti em Londres e mais tarde venceu o Concurso Internacional Vianna da Motta em Lisboa, o que lhe rendeu um contrato com a agência Conciertos Daniel, em Madri. A partir daí excursionou por praticamente toda a América do Sul e Espanha.

Aos 23 anos em Londres, chamado de “o jovem leão do teclado” pelo jornal The Times. No ano seguinte, estreia com a Filarmônica de Nova York, em NY, e a revista Time o saudou como “um dos mais empolgantes pianistas desta ou de qualquer época”.

Nelson Freire tocou em mais de 70 países, tornando-se astro no mundo da música internacional. Suas gravações mereceram os prêmios Diapason d’Or, Grand Prix du Disque, Victoire d’Honneur, Edison Award, Gramophone Award, sendo que o CD Nelson Freire Brasileiro foi vencedor do Grammy Latino em 2013.

Nelson Freire recebeu as comendas: Cidadão do Rio, Cavaleiro da Ordem do Rio Branco, Medalha Pedro Ernesto, Cavaleiro da Legião de Honra da França, Comandante de Artes e Letras da França, Medalha da Cidade de Paris e da Cidade de Buenos Aires, título de doutor honoris causa da Faculdade de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O pianista tocou com muitos dos maiores maestros do mundo, como Valery Gergiev, Yuri Temirkanov, Seiji Ozawa, Pierre Boulez, Riccardo Chailly, Charles Dutoit, Eugen Jochum, André Previn, Lorin Maazel, Rudolf Kempe, Rafael Kubelik, David Zinman, Kurt Masur e Sir Colin Davis. Apresentou-se junto às mais célebres orquestras: Filarmônicas de Berlim, Londres, Nova York e Israel, Concertgebouw de Amsterdam, Gewandhaus de Leipzig, além das Orquestras de Munique, Paris, Tóquio e São Petersburgo (incluindo a Orquestra Mariinsky), Viena, Boston, Filadélfia, Cleveland, Los Angeles, Chicago e Montreal.

Muitos trechos de seus concertos podem ser vistos no aclamado documentário Nelson Freire, dirigido por João Moreira Salles (2003).


Nelson é convidado regular do júri dos principais concursos internacionais de piano, como o Chopin, o Tchaikovsky e o Van Cliburn. Fluente em vários idiomas, o pianista vive no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário