terça-feira, 1 de abril de 2014

As rosas negras da Turquia




As rosas turcas Halfeti, são extremamente raras. Cuidadas e manuseadas como rosas normais, mas tem o diferencial da cor. Quem olha, são perfeitamente negras, e tem uma coloração carmesim muito profunda. 


Sazonais, só florescem durante o verão em pequeno número, e só na pequena aldeia turca de Halfeti. Graças às condições de solo únicas da região e os níveis de pH da água subterrânea (que se infiltra desde o rio Eufrates). Florescem na cor vermelha escura durante a primavera e praticamene negras durante os meses de verão.


As rosas negras de Halfeti, espécie sob ameaça de extinção desde que os moradores da vila se mudaram do "velho Halfeti", na década de 1990, quando a barragem Birecik Dam foi construída. A nova aldeia de Halfeti foi reconstruída com base na aldeia Karaotlak, apenas 10 quilômetros da sua antiga localização. A curta distância foi fatal para as belas rosas negras. Houve um declínio considerável no número de rosas negras cultivadas na região.


Os funcionários da Secretaria de Cultura do distrito fizeram esforços na busca de salvar as rosas, coletando mudas das casas da aldeia e replantando-as mais perto de seu entorno originais, com o auxílio de estufas.
A produção se recuperou desde então.


É muito incrível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário