domingo, 9 de março de 2014

Isabel Allende entra na literatura policial com "O Jogo de Ripper"






A poderosa já é famosa por adotar o realismo mágico em romances como "A Casa dos Espíritos". A autora chilena-norte-americana deu este nome ao livro em referência a um jogo de verdade online. Os leitores se taransferem para a São Francisco contemporânea onde ocorre uma série de assassinatos que seguem vagamente uma previsão astrológica.
Um grupo de jogadores de Ripper, se jogam nas pistas para revelar a identidade do assassino.
Ela falou com a Reuters sobre sua motivação, o enredo e seu processo de escrita. “Eu queria escrever um livro com o meu marido, William Gordon, que escreveu vários policiais que foram traduzidos. Mas logo percebemos que isso era impossível e acabamos brigando como cães. Ele escreve em inglês com um período de concentração de 11 minutos. Eu escrevo em espanhol por 11 horas. Eu acabaria fazendo todo o trabalho e ele levaria metade do crédito - não seria um bom negócio para mim.... Eu começo meus livros em 8 de janeiro. Mas por volta de 7 de janeiro nós tínhamos brigado tanto que ele foi para a sala dele trabalhar em sua sexta novela policial, enquanto eu fui para a minha escrever a minha primeira. Juntos não poderíamos escrever nenhuma outra coisa porque ele somente escreve novelas policiais.”



O enredo surgiu logo, quando viu sua neta jogando Ripper, que é de fato um jogo de interpretação dos personagens em que os jogadores tentam capturar Jack (the Ripper) o Estripador em Londres em 1888. Transportando a ação para São Francisco em 2012, começa a funcionar. 
Os assassinos no livro apareceram para mim individualmente. Eu não planejei a série completa de crimes desde o início. Ela simplesmente se desenvolveu desse jeito. No entanto, a gente nunca termina uma novela - a gente simplesmente desiste. Há um momento em que não faz sentido eliminar mais ninguém. Eu tinha ouvido que escritores de novelas policiais planejam cada palavra com tudo mapeado antes de começarem, mas esse não foi o caso comigo.  “
Agora é ler e entrar no jogo ou não... já vendeu cerca de 60 milhões de livros, ela que sempre começa a escrever as suas obras no di a 8 de janeiro. Obra traduzida em 35 línguas. Ela tem 18 romances editados, sendo um dos mais famosos «A Casa dos Espíritos»


Nenhum comentário:

Postar um comentário