sábado, 22 de março de 2014

Documentário sobre Allan Kardec, vai para as telas brasileiras.




Um documentário sobre Allan Kardec, famoso escritor francês, vai para as telas brasileiras.

O filme fará uma análise sobre a influência dele no Brasil. Longa, uma produção franco-brasileira, idealizada pelo produtor francês Karim Akadiri Soumaila, conhecido pelo seu documentário “A Retomada”. As gravações do novo documentário começam no final do ano.
Hippolyte Léon Denizard Rivail, nasceu em Lyon, no dia 3 de outubro de 1804 e morreu em Paris no dia 31 de março de 1869. Foi educador, autor e tradutor francês.
Sob o pseudônimo de Allan Kardec, notabilizou-se como codificador do Espiritismo (neologismo criado por ele), também denominado de Doutrina Espírita. O pseudônimo "Allan Kardec", segundo biografias, foi adotado pelo Prof. Rivail a fim de diferenciar a Codificação Espírita dos seus trabalhos pedagógicos anteriores. Segundo algumas fontes, o pseudônimo foi escolhido, pois um espírito revelou-lhe que haviam vivido juntos entre os druídas, na Gália, e que então o Codificador se chamava "Allan Kardec".
Seu interesse pelos fenômenos começou quando aceitou o convite de um amigo para participar de uma reunião onde as mesas giravam. A princípio Kardec disse ao amigo que aquele fenômeno podia ter explicação natural. Mas depois que descobriu que as mesas respondiam perguntas disse: “Isto, agora, é outra questão. Só acreditarei quando o vir e quando me provarem que uma mesa tem cérebro para pensar, nervos para sentir e que possa tornar-se sonâmbula.”


Em maio de 1855, em casa da Srª Plainemaison, Rivail presenciou, pela primeira vez, o fenômeno da mesas girantes “que giravam, saltavam e corriam, em condições tais que não deixavam lugar a qualquer dúvida.”
O documentário “A Retomada” foi criado em 2009 e volta a ser veiculado na TV,  em abril, no canal Prime Box Brazil. Fala sobre o movimento da nova geração de cinema brasileiro criada nos anos 90, chamado a Retomada, a partir da recuperação da produção cinematográfica brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário