segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Disputa: não faltam os cavalos de Tróia




Fechando o ano e não sabemos da realidade objetiva e situação concreta da economia. A repetição é a mesma: o governo deveria cuidar mais da inflação do que do desenvolvimento, (ii) ampliar o superávit fiscal e (iii) aumentar os juros...... E nessa ordem: [1º] compensar o aumento dos preços via contenção dos salários. Aumenta a concentração da renda e a lucratividade do capital. [2º] reduzir investimentos estatais, dilapidar a máquina pública e desfinanciar as políticas públicas para “economizar”. Assim ampliam o “dinheiro livre” e alimenta o apetite insaciável do capital financeiro. [3º] aumentar a taxa de juros para canalizar maior parcela da renda pública ao capital financeiro especulativo – nacional e internacional.
Ou é assim ou o país será atingido pelo rebaixamento do grau de investimento. E, caos econômico, com o capital financeiro “abandonando” o país. E existe a gravíssima crise gerada na Europa e nos EUA.
A aparência de uma ciência econômica sofisticada não consegue esconder o que existe de verdade por trás dos movimentos especulativos. O provável fracasso eleitoral das candidaturas conservadoras em 2014 está aí. É só abrir os olhos.  Quando se entrega a cabeça do Ministro da Economia e se pede a cabeça do Secretário do Tesouro Nacional para “tranquilizar o mercado”, se está sendo no mínimo “magnânimo” cedendo terreno no “território” do poder econômico que disputa com o governo.
Nessa disputa, não faltam os cavalos de Tróia. Como muitos....  Publicam artigos, na maior das vezes falam em off, concedem entrevistas e dissertam suas certezas sobre juros ascendentes, superávit primário idem, contenção de “gastos” públicos e proposição ao “Congresso a independências, blá, blá, blá. Cavalos de Tróia na vida, na economia e na política.
Porque não melhora?????.... Somos uma elite dominada pela ganância e poder. O povo faz o que pode. São eles que trazem medalhas de ouro, ganhas em competições lá fora, que elevam o nome do país. Não vemos isso nas elites. Não litam pelo país. Você conhece algum grande atleta ou jogador de futebol das elites? Um país sem condutores e guias de alto nível, não vai a lugar algum. Sem um congresso sábio, não teremos legislação, nem leis, nem justiça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário