sábado, 15 de outubro de 2011

Ler Alex Periscinoto é aprendizado pra vida....




Quando alguém tinha que segurar uma granada sem pino, enfiar o dedo na tomada, chutar bola quadrada, enfim, enfrentar uma dificuldade azeda e conseguia dar a grande virada adocicando a situação, o elogio vinha na frase-chavão: "Fez do limão uma limonada". Isso era antigamente. Ou seja, menos de dez anos atrás....
O "antigamente" tá cada vez mais curto, reparou? Hoje a coisa está mais prática: o heroi que precisa sair vencedor diante de um rabo de foguete, não tem mais que botar açúcar pra tornar saborosa a acidez do limão. Essa amenidade já está aí, pronta e gelada, dentro de uma latinha...
A Pepsi fez isso depois de ter percebido a mania dos paulistas em colocar fatia de limão no refrigerante. E assim, praticando o chamado "marketing reverso"- aquele onde o produto nasce a partir dos desejos latentes no público, lançou em 2002, a Pepsi Twist revolucionando o mercado das colas. O sucesso foi imediato. A Pepsi saltou dos 9,5% pros 11,5% em seu segmento. Uma vitória que, destaque-se, contou com o talento da AlmapBBDO que sob o comando de um profissional brilhante - Marcello Serpa, que eu escolhi a dedo pra me suceder na direção da agência, vem sabendo, sem egolatria e muita competência, inspirar seu time em campanhas premiadas como da Pepsi Twist.
Claro que a Coca Cola partiu pra cima da Pepsi. Em 2003 lançou a Light Lemon, mas num timing de "me to", segundão, que chega atrasado na festa. Confesso que nunca percebi a típica energia, firmeza e alegria que a Coca Cola dedica a seus lançamentos na Ligth Lemon. Não sei se a minha intuição estava certa, mas o fato é que o produto passou feito um cometa no mercado brasileiro - apareceu com impacto, brilhou à vista de todos e puf, sumiu no buraco negro. Mas eis que, pelo anúncio holandês, vemos que o limãozinho da Coca está refrescando outros cantos do planeta. E que anúncio(!). Layout clean and clear, enxutíssimo, sem frescurites, pancadaço de bom gosto num fino artesanato lapidando com plasticidade o ícone mundial representado pelo curvilíneo "C" da Coca. Uma aula sobre o poder da linguagem visual que consegue universalizar a comunicação atropelando os limites dos idiomas e da verbalização. Enfim, uma peça que mereceria ser homenageada ao sabor do produto anunciado. Mas como o dito cujo se demitiu do país, a gente brinda com o concorrente, o vencedor solitário: Pepsi Twist....
Acompanhe seu blog..... ele dá baile..... 

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