Niqab e cena. |
As duas mulheres também foram vistas se aproximando da entrada do ministério da imigração e identidade nacional, onde foram abordadas por um policial que pediu para irem a outro local. As duas jovens anônimas, estudantes de ciência política e comunicação afirmam em um artigo publicado no site de notícias, Rue89, que o protesto é uma critica à proibição do niqab na França.
O Senado aprovou a lei no mês passado e deve entrar em vigor no próximo ano. “Nos perguntamos:. 'Como as autoridades reagem quando confrontadas com mulheres vestindo uma burka e mini-shorts?" perguntaram as alunas, uma das quais é muçulmana. "Nós não procuramos atacar ou denegrir a imagem dos fundamentalistas muçulmanos - cada um na sua -, mas sim a questão de políticos que votaram a favor desta lei que consideramos inconstitucional. "Parece que o papel do Estado se tornou ditar o que vestimos, (como se eles não tivessem outras coisas a fazer)", acrescentaram.
O vídeo que pode se tornar a mais nova sensação na internet foi visto 71.000 vezes no Rue89 e algumas centenas de vezes no YouTube e sites franceses. Quando a polemica lei entrar em vigor, a mulher muçulmana que usar o niqab ‘véu que cobre o rosto’ será multada no valor de 150 euros e deverá freqüentar um curso de aulas de cidadania, já o homem que forçar uma mulher a andar velada será multado em 30.000 euros e pode passar até dois anos na prisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário