quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Dois filmes brasileiros disputando título de melhor documentário no Festival de Berlim.... ‘Glashütte Original - Documentary Award’...




A atitude do povo com os índios beirou ao ridículo, como se fossem ETS…...  "EX-PAJÉ" e "ZENTRALFLUGHAFEN THF" estão entre os selecionados ao prêmio de MELHOR DOCUMENTÁRIO no Festival de Berlim: “Ex-Pajé” de Luiz Bolognesi e “Aeroporto Central” de Karim Aïnouz. O longa está entre os 18 filmes finalistas.

Amei o comentário dos Índios que participam do filme “Ex-Pajé” sobre Berlim: “AS ÁRVORES NÃO TEM FOLHAS”.... Kabena e Ubiratan (Bira), têm suas histórias retratadas no documentário viajaram para Berlim, e participaram de todas as sessões e debates do filme, conversaram com um público curioso sobre seus hábitos, forma de viver e história deles, deram entrevistas para a imprensa internacional, participaram de cocktails e posaram para muitos flashes, andaram pelo centro da cidade e visitaram o muro de Berlim.....




Kaena declarou: “EU GOSTEI MUITO DE ENTRAR NO CINEMA E ASSISTIR A UM FILME PELA PRIMEIRA VEZ, MAS O QUE MAIS CHAMOU A MINHA ATENÇÃO FOI ME VER NA TELA GRANDE. FOI MUITO INCRÍVEL. EM BERLIM FIQUEI IMPRESSIONADA COM O FRIO E ACHEI CURIOSO ESTAR EM UMA CIDADE ONDE NENHUMA ÁRVORE TEM FOLHAS, MUITO DIFERENTE DO QUE ESTOU ACOSTUMADA!”

A première aconteceu nesse sábado na presença dos índios dos índios Kabena Cinta Larga e Ubiratan Suruí, Bolognesi e do diretor de fotografia Pedro J. Márquez.

Uma documento criticando o ETNOCÍDIO, o foi assinado por 28 lideranças e 15 organizações indígenas: “HOJE ATRAVESSAMOS MUITAS CRISES, ECOLÓGICA, ECONÔMICA, POLÍTICA, A NOSSA FRÁGIL DEMOCRACIA FOI ATACADA E OS TERRITÓRIOS INDÍGENAS ESTÃO SENDO INVADIDOS E SAQUEADOS”.

O filme é uma produção de Caio Gullane, Fabiano Gullane, Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi.



O filme sobre o golpe no Brasil principal destaque desta quarta-feira (21), foi ovacionado, o público aplaudiu de pé, por longos minutos no Festival. A exibição de estreia do documentário "O PROCESSO" de Maria Augusta Ramos, mostra bastidores do processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff.... Segundo Pitanga: “ESSA É UMA DAS EDIÇÕES MAIS POLITIZADAS DO FESTIVAL E A PRODUÇÃO BRASILEIRA DEIXOU BERLIM DE JOELHOS AO BRASIL. IMPRESSIONANTE O EFEITO QUE ELE [O DOCUMENTÁRIO] CAUSOU. É UMA VERDADEIRA ARMA DE RECONSTRUÇÃO DE MASSA”, avaliou o jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário