segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Hoje é dia dela, de Oya



Hoje é dia dela, de Oya que faz o céu clarear com o brilho de sua espada afastando a violência dos furacões, dos raios, dos trovões, dos ventos fortes, dominando a força dos elementos.... Forca maior que não permite abalar nossa coragem e bravura para enfrentar todas as tempestades e batalhas que a vida apresente, dominando o furor das tempestades e abrandando a crueldade das guerras.
Hoje até as tempestades são abençoadas na limpeza com o iruexim, para afastar os maus espíritos, eliminar as adversidades da comunidade, atrair a fartura e prosperidade. Que vente forte nas matas, nas pedreiras, nas cachoeiras, em todos os polos da natureza por onde passar Oya com seu batakotô.
Dia 4 de Dezembro, dia dedicado à Santa Bárbara Padroeira dos Mineiros e Bombeiros Sua vida foi escrita em diversos idiomas: grego, siríaco, armênio e latim.
Em função de tanto sofrimento em vida com perseguição de seu pai, pagão, ela religiosa e devota da Santíssima Trindade, foi vítima dele por ter sido batizada sem sua ordem. Sofreu as piores tormentas por parte do próprio pai que acabou morto por um raio. Santa Bárbara passou a ser invocada contra tempestades, temporais e tormentas e como protetora contra os raios.
No Brasil Santa Bárbara é o sincretismo de Yansã ou Oya, a 

grande vencedora de demandas livrando os fiéis de todos os tipos de ataques de 
origem física, espiritual ou mental. Guerreira poderosa, Deusa da espada e do fogo, senhora dos ventos, tempestades, trovões, raios, ciclones, furacões, vendavais, e também dos espíritos desencarnados.
Salve Santa Barbara!
Epahey Oya!

(tela de Saulo Garroux)

Nenhum comentário:

Postar um comentário