domingo, 30 de julho de 2017

Jornalista Baby Garroux: Os turistas invadem Dubrovnik, na Croácia, cidade de Game of Thrones e moradores pedem socorro à Unesco...





Fã que é fã vai atrás mesmo e a série sucesso mundial, começa a se transformar em grande problema com o excesso de turistas no centro histórico da Cidade Velha, patrimônio mundial e cenário de algumas das principais cenas da série da HBO.


Na série King's Landing as filmagens de algumas das principais cenas acontecem na capital dos Sete Reinos em seu centro histórico, considerado desde 1979 patrimônio da humanidade. É gente chegando do mundo todo, até em cruzeiros programados para ver de perto os locais de gravação.





Além das águas cristalinas do mar Adriático, todos os 1,01 milhão de turistas querem tirar fotos e mais fotos das igrejas, monastérios, palácios, fontes de estilo gótico, renascentista e barroco, e da imensa muralha medieval. Os 42 mil habitantes que já enfrentaram terremotos e bombas lançadas na guerra pela independência da Croácia, no início dos anos 1990, agora sofrem invasões dos ardorosos fãs, até 25 mil hospedados.  Nem tanto assim...... estão faturando alto com a invasão...


Navios chegando com cruzeiros dirigidos especialmente para conhecer o local entre 8h e 14h, às terças, sextas e sábados, colocaram medidas para reduzir de seis para dois o número de navios que chegam diariamente e estabelecer horários de entrada para excursões, que precisarão ser reservados com antecedência. De 8 mil pessoas recomendado pela Unesco, no máximo 4 mil pessoas na Cidade Velha em qualquer momento. O lugar é realmente especial com suas ruas de mármore liso e macio reluzindo com o sol durante o dia e, à noite brilhando na cor âmbar nas luminárias de bares e restaurantes. Fim de tarde, vem coroar a revoada de andorinhas nos céus da cidade nos meses de calor em meio ao pôr do sol.







Nas ruas estreitas lotadas, disputa entre visitantes, vendedores, guias turísticos e funcionários de hotéis e restaurantes. Os moradores transformaram suas casas em acomodações desde 2011 quando a série passou a ser gravada na cidade. As lojas não reclamam de suas vendas com objetos da série. A escadaria da Caminhada da Vergonha da rainha Cersei, o local do Casamento Púrpura no qual o rei Joffrey morre envenenado e o porto onde se deu a Batalha da Baía de Blackwater, sugiro, preparem paciência para enfrentar filas.





Não entendo o porquê de tanta reclamação se a cidade toda está faturando muito e construindo hotéis que é 70% da economia em torno do turismo. Quando eu fui, não existia GOT e o turismo já era intenso. Local lindo demais. Mas energia difícil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário