sexta-feira, 28 de julho de 2017

Jornalista Baby Garroux: no mundo da FLIP...





O jornalista-surfista William Finnegan e ganhador do Pulitzer no 3º dia Flip.

Premiado por obra que fala do esporte, um dos principais da literatura internacional, deve ser um dos destaques da 15ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) nesta sexta-feira (28).

A mesa "Subúrbio" tem título autoexplicativo, inspirada na descrição da programação, nos lugares por onde Lima Barreto (1881-1922) circulou no Rio, "seguindo a linha do trem". A proposta é tratar da "poética das ruas".

Marcado para as 15h, o encontro tem dois participantes: a crítica e professora Beatriz Resende e o historiador e escritor Luiz Antonio Simas, personagem conhecido por "retratar as ruas cariocas".

No fim do dia, o americano William Finnegan, jornalista da revistas "The New Yorker" conhecido por cobrir zonas de conflito e guerra. Autor de "Dias bárbaros: Uma vida no surfe", que ganhou o Pulitzer de autobiografia. Aos 65 anos, Finnegan vai estar na mesa "Por que escrevo" com a escritora nascida na África do Sul Deborah Levy, autora de duas obras que foram finalistas do Man Booker Prize: "Nadando de volta para casa" (Rocco) e de "Hot milk".

A sexta abre com debate sobre o homenageado da Flip 2017. Ao meio-dia, o encontro "Moderno antes dos modernistas", e Antonio Arnoni Prado e Luciana Hidalgo discutem a linguagem de Lima Barreto.


Às 17h15, a jornalista espanhola Pilar del Río, que preside Fundação José Saramago, também participa em momento solo na Flip 2017. Relembra sua trajetória de "resistência feminina" e sua atuação na presidência da Fundação, trabalha em defesa dos direitos humanos e divulgação da língua portuguesa.




Tem debate "A contrapelo", com a escritora chilena Diamela Eltit e o documentarista Carlos Nader. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário