sábado, 8 de julho de 2017

Jornalista Baby Garroux:: A diretora do Museu suíço de Belas Artes de Berna Nina Zimmer prepara mostra da arte nazista para devolver aos herdeiros das obras...




Nina Zimmer quer encontrar os herdeiros de quaisquer trabalhos artísticos que podem ter sido roubados de donos judeus. A diretora está com 150 desenhos, litrografias e pinturas e nesta semana, antes da exibição para estrear em novembro, disse que as pesquisas mostram que nenhuma delas foi roubada pelos nazistas.

Mas a origem de algumas peças da coleção permanece na Alemanha. Foi feita uma busca das autoridades em um apartamento de Munique em 2012 encontrando 1.500 trabalhos perdidos há muito tempo, de mestres modernos como Pablo Picasso, Otto Dix e Henri Matisse.


Tais provas de origem são imprevisíveis, mesmo assim o Bundeskunsthalle em Bonn, Alemanha, também irá exibir itens da coleção, que até o momento confirma de que apenas cinco trabalhos foram roubados pelos nazistas. Quatro foram retornados a seus herdeiros até agora, incluindo um retrato de Matisse, "Mulher sentada", que pertencia ao colecionador Paul Rosenberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário