sábado, 24 de junho de 2017

Jornalista Baby Garroux: Homofobia roda o mundo e chegou até a alemã Alexandra Hai, primeira gondoleira de Veneza transgênero ....




Ela se identifica como homem, e há duas décadas desafiou a tradição e hoje símbolo na luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres: “Apesar de ter nascido fisicamente com corpo de mulher, sempre me senti como um homem. Com 3 anos já sabia que era um homem preso em um "corpo errado". Com 15 anos fugi de Hamburgo, chegando em Veneza aos 29 à procura do ambiente certo para realizar um filme.”

Jornalista está sempre atento e foram dois colegas de pequena emissora de rádio dos Estados Unidos, Kristen Clark e David Conrad que chegaram até Alex e disseram no início de uma transmissão que imaginaram descrever a luta de uma mulher que foi da Alemanha até Veneza no final da década de 1980 para quebrar a tradição machista das gôndolas. Na verdade, era um homem que por décadas teve que viver como "primeira gondoleira", mesmo sentindo-se do gênero masculino.

"Meu nome é Alex, sou transgênero”. O mesmo tema que descreve em sua página no Facebook na última terça-feira (20).

Com as gôndolas, amor à primeira vista. Comecei meu duro aprendizado, até que, poucos meses depois, alguém percebeu o gondoleiro "mulher" e a imprensa começou a escrever. Eu não queria que escrevessem sobre mim. Mas me disseram que eu era ‘uma pioneira’, e foi assim que tudo começou”, declarou.

Os “bancali” (gondoleiros oficiais com licença da prefeitura de Veneza) começaram a expressar raiva, chegando até a fazer ameaças e atos de bullying. Mas Alex enfrentou todos os machistas.

Foi reprovada no teste para licença de gondoleiro, recorreu nos tribunais italianos e ganhou o direito de repetir a prova com uma comissão formada por mulheres. "Naquele dia, se formou uma aglomeração de pessoas em volta dos canais de Veneza, gritando palavras de ódio. Era o inferno”, lembra Alex.

Os gondoleiros oficiais obtiveram uma mudança dos regulamentos municipais para tentar excluir Alex dos serviços de gôndola. Alex foi a luta, entrou na Justiça contra a prefeitura de Veneza, chegando até a Suprema Corte da Itália e venceu duas vezes.

A história da primeira gondoleira mulher ganhou o mundo ao aparecer na mídia..


Hoje, aos 50 anos de idade, Alex informou que iniciou o processo de transição física e, apoiado pelas associações LGBT, revelou ao mundo sua história. "tou me tornando quem eu realmente sou, não sei o que vai acontecer comigo, tenho medo", disse Alex.

Nenhum comentário:

Postar um comentário