domingo, 14 de maio de 2017

Jornalista Baby Garroux... LAVA JATO NELES: líder indígena acusa Japão de comprar madeira ilegal para a Olimpíada em Tóquio Tóquio 2020...




Até tu Japão????... Faltam três anos para o evento e chegam as primeiras acusações. Mas eles declararam que é uma Olimpíada completamente sustentável, e o país iniciou as obras do seu Estádio Olímpico em dezembro do ano passado, sob a liderança do renomado Kengo Kuma.

O custo de US$ 1,5 bilhão (R$ 4,8 bilhões) da obra é inspirada na tradicional arquitetura japonesa e predominantemente de madeira. De acordo com Bilong Oyoi, líder do povo Penan, das florestas tropicais de Borneo, na Malásia, grande parte da madeira comprada pelo Japão vem da região ocupada pela sua tribo e resultado do desmatamento ilegal que há décadas aflige a região.



Bilong entregou uma petição com 140 mil assinaturas diretamente na embaixada japonesa em Berna, na Súíça. O pedido/apelo, é que o Japão pare de comprar madeira barata de áreas demarcadas do povo Penan. ONGs que trabalham em Borneo garantem que grande parte da matéria prima que será usada no estádio é adquirida junto a uma empresa que viola os direitos humanos e acusada de desmatamento ilegal na região. Para ele, a ação contribui ainda mais para o extermínio do seu povo no estado de Sarawak.

Perdemos nosso meio de subsistência porque a água está poluída pela exploração madereira. A situação só piora. Agora é difícil caçar e pescar e assim sobreviver. Nosso deseja é que a petição seja aceita pelo Japão e que eles parem de importar a madeira de Sarawak, que invade as terras dos Penans e povos indígenas” disse Oyoi em entrevista ao "The Japan Times".



O jornal tentou falar com o Conselho de Esportes do Japão, órgão do governo responsável pelas venues olímpicas, mas não obteve retorno. O Comitê Olímpico Internacional (COI), disse ter assegurado que toda a madeira comprada pelo Japão é certificada e sustentável: “Temos confiança de que Tóquio 2020 está no alvo para alcançar seus objetivos de sustentabilidade” disse.

A Rainforest Action Network - instituição que protege as florestas tropicais mundo afora -, garantiu ao lado da Global Witness e Thomson Reuters Foundation, que encontraram madeiras sem certificação e provenientes da área indígena no canteiro de obras japonês. Eles pedem revisão dos contratos e uma investigação sobre a ilegalidade do material.

O projeto de Tóquio 2020 é inspirado em santuários xintoístas, e seu arquiteto, Kuma, pretende usar "tanta madeira quanto for possível". A ideia é ter painéis solares e espaços verdes, com terraços e vegetação, criando espaços para o deslocamento do vento e sem o uso excessivo do ar condicionado.


Mas com a madeira dos outros???.... E os aeroportos????..... Como saiu do país????? Com ordem de quem????..

Nenhum comentário:

Postar um comentário