quarta-feira, 29 de março de 2017

Jornalista Baby Garroux: a divertida novela “Novo Mundo” da Rede Globo na faixa das 18h. mostra o outro lado que a historia não contou.




Escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson temaventura romântica ambientada no Brasil do início do século 19, ataques dos piratas que não são do Carybe mas são engraçados, a luta dos brasileiros pela construção de uma nação independente, e claro, a a história real da corte.

Em “Novo Mundo” a arquiduquesa austríaca Leopoldina (pela atriz Letícia Colin) viajou ao Brasil para se tornar esposa de Dom Pedro (Caio Castro). A trama inícia em 1817, com o Brasil já elevado à condição de reino unido a Portugal. Um ano antes dos representantes do governo da Áustria e da coroa portuguesa firmar aliança entre os dois países e assinar contrato de casamento entre a filha de Francisco I (Leopoldina) e o primogênito de D. João VI, Pedro.

Os cenários e figurinos são excelentes, mas o tom caricato predomina com os aspectos folclóricos daimagem pública da família Orleans e Bragança, ou o insaciável apetite de D. João VI e a promiscuidade de seu filho Pedro.



Maria Leopoldina Carolina Josefa de Habsburgo-Lorena, nasceu em Viena, em 22 de janeiro de 1797, e morreu no Rio de Janeiro, em 11 dezembro de 1826.  Alguns livros contam sobre a primeira-dama do Brasil: “Cartas de uma Imperatriz”, “A Biografia Íntima de Leopoldina”, “D. Leopoldina — A história não contada: a mulher que arquitetou a Independência do Brasil”. O autor sustenta que foi em grande parte graças a ela que o Brasil se tornou uma nação. Paulo Razzuti, vencedor do prêmio Jabuti em 2016 por sua biografia de D. Pedro I, se baseia nas informações do diário da condessa Maria Ana von Kühnburg (1782-1824), que acompanhou Leopoldina em sua viagem de Viena até o Rio de Janeiro. Segundo ele, a prometida de D. Pedro “abraçou o Brasil como seu país, os brasileiros como o seu povo e a Independência como a sua causa”.


Se encontrar um tempo, assista. Vai se divertir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário