sexta-feira, 3 de março de 2017

Jornalista Baby Garroux: as cartas entre Jackie Kennedy e lorde Harlech serão leiloadas....




A relação afetiva entre ambos era motivo de especulações há décadas. Jacqueline escrevia muitas cartas ao David Ormsby Gore, que foi embaixador britânico nos Estados Unidos durante o mandato de John F. Kennedy.

O teor estará em leilão no dia 29 de março em Londres, após 50 anos de sigilo. A correspondência, estava guardada em caixas oficiais do governo. Mas a relação se desenrolou a partir de maio de 1967, quando a mulher de Gore morreu num acidente de carro.

As cartas revelam o pedido de casamento de Gore, o quinto barão de Harlech, à viúva de JFK, em fevereiro de 1968, além da explicação de por que Jackie não se casaria com ele, mas, sim, com Aristóteles Onassis, em outubro daquele mesmo ano.
Em uma das mensagens, datada de 13 de novembro de 1968, Jackie escreveu para lorde Harlech: "Aprendemos tanto e compartilhamos e passamos por perdas juntos - mesmo que agora não seja da forma como você gostaria - espero que essa ligação de amor e dor jamais se rompa. Você é como o meu amado irmão - e mentor - como você era para Jack."

"Por favor saiba - você, mais do que todas as pessoas, deve saber - que nós nunca podemos ver realmente o coração de outra pessoa. Você me conhece. E deve saber que o homem que escreve as suas cartas não é um homem com quem eu possa me casar."

E por que se casaria com Onassis: "O senhor Onassis está sozinho e quer me proteger da solidão. E ele é sábio e bom. Apenas eu posso decidir se ele pode, e eu decidi. Sei que isso pode ser uma surpresa para muitas pessoas, mas elas esperam coisas para mim que eu nunca desejei. Você e eu passamos por tantas vidas e mortes e esperanças e dor - nós vamos compartilhar isso para sempre e estamos para sempre ligados. Se eu puder encontrar alguma cura e algum conforto - isso deve ser com alguém que não faz parte desse meu mundo de dor no passado - eu posso encontrar isso agora, se o mundo nos permitir".

São 18 cartas manuscritas e uma datilografada, correspondências e documentos. O leilão será realizado na casa de leilões Bonhams por familiares de Ormsby Gore, falecido em 1985. Estima-se que o valor do arquivo varie entre de £100.000 e £150.000.


Nenhum comentário:

Postar um comentário