quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Jornalista Baby Garroux: o que muda na concessão de vistos para brasileiros nos EUA.




A BBC Brasil publica as respostas para as dúvidas mais populares após polêmicas das medidas que o presidente Donald Trump tomou para controlar quem entra e quem sai dos EUA, que podem afetar turistas e imigrantes brasileiros.

O governo americano disse categoricamente que os "Estados Unidos têm o sistema de imigração mais generoso do mundo"....

1-    A gestão Trump não alterou os critérios para brasileiros que querem visto. Não houve mudanças nos requisitos para cada tipo de visto - mas foram alterados alguns procedimentos da etapa da entrevista. Existem indícios que serão alterados os critérios para conseguir visto de trabalho H-1B com o objetivo de selecionar pessoas que receberão salários mais altos do que os exigidos atualmente....
2-    Trump não irá impor restrições a turistas brasileiros. O Brasil está entre os dez principais países que mais enviam turistas aos EUA - em 2016, mais de 840 mil brasileiros foram ao país -, afirma a embaixada dos EUA em Brasília.
3-    A gestão Trump afetará brasileiros que pretendem morar nos EUA. Fica mais difícil residir no país. De acordo com FitzGerald, isso não procede. A gestão Trump cogita fazer alterações no H-1B, possivelmente diminuindo o número de concessões desse visto e aumentando o salário mínimo que o trabalhador terá que receber.
4-    Um turista com visto e reserva em hotel ainda pode ter a entrada barrada nos EUA. O visto não garante a entrada, e permite apenas que uma pessoa que não é cidadã americana viaje a um porto de entrada dos EUA - na maioria dos casos, um aeroporto. Lá, um oficial do órgão responsável pela alfândega e controle de fronteira nos EUA decidirá se ela pode entrar e por quanto tempo vai ficar. Ele tem a decisão final. O visto não é um direito (de entrada), é uma possibilidade de você ser aceito.
5-     O que mudaria nas exigências para conseguir um visto de turista nos EUA. Trump passou a exigir entrevista de pessoas de todo o mundo que eram antes isentas dessa etapa. Brasileiros e argentinos entre 14 e 15 anos e entre 66 e 79 anos de idade eram isentos de entrevista, mesmo quando pediam o visto pela primeira vez. Agora, apenas menores de 14 anos e pessoas com mais de 79 anos estão liberados dessa etapa. Informações da embaixada dos EUA.
6-    As políticas de Trump podem alterar as parcerias de intercâmbio das universidades brasileiras com as americanas, ainda é incerto. As mudanças impactarão intercambistas de qualquer país, não apenas os brasileiros.
7-    Ir a um evento nos EUA no ano que vem. Chance de ter o visto de turista negado?... A princípio, não. Tudo continua como antes da gestão Trump, com uma ressalva. Como o governo americano briga na Justiça para banir a entrada de iraquianos, sírios, iranianos, líbios, somalianos, sudaneses e iemenitas, quem for brasileiro, mas também possuir alguma dessas cidadanias, deve fazer o pedido de visto usando o passaporte do Brasil. É uma precaução caso o banimento volte a vigorar.
8-    Estou me formando e pretendo tentar uma vaga nos EUA de forma legal. Isso será dificultado? Sim, tanto para quem está se formando no Brasil quanto para quem foi estudar nos EUA e pretende permanecer trabalhando lá depois de concluir os estudos. Uma outra possível grande mudança afetará quem está se formando nos EUA e quer conseguir um emprego lá.
9-    Os cidadãos dos países membros da União Europeia passarão pelo mesmo grau de controle aduaneiro que os latino-americanos, asiáticos e africanos?... Pode ser que não, dependendo do tipo de visto solicitado. Mas isso não se deve à gestão Trump. Os brasileiros que pretendem viajar aos EUA como turistas têm acesso facilitado ao país se forem também cidadãos de qualquer país da União Europeia, exceto Bulgária, Croácia, Chipre, Polônia e Romênia. Brasileiros que pretendem ir aos EUA para estudar também podem contar com alguma facilidade adicional se possuírem um passaporte da União Europeia.
10-  Brasileiros pegos ilegalmente nos EUA podem conseguir vistos?.. Dificilmente conseguirão - é necessário esperar um período que pode chegar a dez anos. Quem fica de maneira ilegal por mais de 180 dias passa a ser considerado "inadmissível" e tem os pedidos de visto recusados dali em diante.
Apenas em alguns casos é possível pedir para ser poupado dessa punição - por exemplo, se a pessoa demonstrar que tem um parente próximo dentro dos EUA que enfrentará dificuldades extremas se sua entrada não for permitida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário