segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Jornalista Baby Garroux: É situação de guerra. Roraima manda comitiva buscar brasileiros sem dinheiro e comida retidos na Venezuela.



Fronteira do Brasil com a Venezuela no Norte de Roraima está fechada até 2017. Uma comitiva da Secretaria Extraordinária de Assuntos Internacionais de Roraima saiu de Boa Vista na manhã desta segunda-feira (19) com destino a Pacaraima, na fronteira, para resgatar mais de trinta turistas brasileiros que estão no país. 

Verônica Caro, titular da secretaria, garantiu ao G1 que pelo menos 37 pessoas serão trazidas da Venezuela para Roraima. Elas estão retidas no país desde que o presidente Nicolás Maduro determinou o fechamento e prorrogou até 2 de janeiro o prazo de fechamento.

"Nós havíamos pensado que a fronteira seria reaberta hoje [segunda] e até então estávamos ajudando só em casos de emergência. Mas como agora a fronteira ficará fechada até 2017 e lá na Venezuela tem turistas sem dinheiro, sem comida, decidimos intervir para ir buscá-los", informou Verônica. Sem horário previsto para voltar.

Listaram os nomes, avisaram e vão encontrá-los em Santa Elena de Uairén. Os listados já foram autorizadas a deixar o país. Negociação feita junto ao Ministério das Relações Exteriores da Venezuela e teve auxílio do Itamaraty.

O Itamaraty reforçou que os brasileiros que estão na Venezuela e que precisarem de assistência devem procurar o vice-consulado do Brasil em Santa Elena de Uairén, que fica na fronteira entre os dois países.



Nenhum comentário:

Postar um comentário