domingo, 16 de outubro de 2016

Jornalista Baby Garroux: laboratórios da L’Oréal, na França, em pesquisa acelerada sobre a cura da calvície...



Solucionando ou não, a megaindustria francesa e seus cientistas em parceria com a empresa de biotecnologia Poietis, desenvolveram uma técnica que é possível criar folículos capilares biossintéticos por meio de uma impressora 3D, e podem ser aplicados no couro cabeludo de pessoas calvas.

A L’Oréal já obteve sucesso com experiências de produção de tecido humano artificial, que domina há mais de 20 anos. Atualmente, o transplante capilar é eficiente mas não para a maioria dos bolsos.

Os japoneses usaram folículos criados a partir de células-tronco adultas para crescer cabelos em camundongos sem pelos, em um avanço que promete trazer a cura para a calvície. Os folículos transplantados nos animais formaram conexões com os tecidos em volta, como fibras musculares e nervosas, e mantiveram um ciclo normal de crescimento, queda e substituição por um fio novo.

A pesquisa abre caminho para métodos de regeneração de dentes e órgãos como as glândulas salivares, que têm um processo de formação similar ao dos cabelos. “Nossa pesquisa demonstra não só o potencial para uma terapia de regeneração dos cabelos como também para a bioengenharia de órgãos usando células-tronco somáticas adultas”, escreveram os pesquisadores liderados por Takashi Tsuji, da Universidade de Ciências de Tóquio, em artigo sobre o estudo publicado na revista “Nature Communications”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário