sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Duas peças objeto de análise...



Paula Burlamaqui na peça “O Misantropo”, de Molière, no Teatro ALiança Francesa.
Escrito em 1666, obra-prima inédita no Brasil. O original francês foi traduzido e adaptado para esta montagem, que está sob a direção artística do premiado e reconhecido encenador Marcio Aurelio.

Esta comédia desnuda conceitos filosóficos de visão de mundo e da humanidade. Questiona o comportamento social, ditado por convenções comportamentais esvaziadas de sentido, moral e ética na Versalhes de Luís XIV.

Os questionamentos são transportados para o Brasil atual, onde o jogo do poder está fundamentado nas aparências e nos interesses particulares dos que movem a máquina da governabilidade, alheio aos princípios, mas preso aos fins.

É dia de festa no apartamento cobertura de Celimene, uma viúva alegre e rica. Amigos, familiares e amores dessa dama da sociedade se reúnem para confraternizar, beber, dançar, comer e… falar da vida alheia! Nesse ambiente festivo, Alceste, o misantropo, vê-se confrontado pela sua visão de mundo e as convenções sociais dos convidados presentes e de sua amada anfitriã. E, como tudo pode acontecer numa grande festa, o cinismo e a incoerência do que chamamos bom comportamento vão se revelando, fazendo-nos reavaliar, sob o olhar preciso da comedia, nossas próprias atitudes e comportamentos sociais......



Peça com Paulo César Pereio “Criança enterrada” no Teatro & Bar Cemitério de Automóveis, na Consolação às 21h.

O texto inédito do dramaturgo americano Sam Shepard adaptado por Mário Bortolotto, representa de forma macabra uma família típica do Midwest americano que possui um segredo obscuro.





Ganhadora do Prêmio Pulitzer de drama em 1979. Dodge e Halie tentam administrar as suas terras e sua sanidade enquanto cuidam de seus dois filhos adultos e tresloucados. Quando seu neto pródigo, Vince, chega com sua namorada para uma visita, ninguém parece reconhecê-lo e a confusão abunda. Um drama de família, uma estranha paródia das idílicas famílias de diversas peças americanas de outrora, a peça de três atos é, talvez, a obra mais conhecida de Sam Shepard.

No elenco: Ana Hartmann, Carcarah, Dida Camero, Nelson Peres, Paulo Cesar Peréio, Thiago Pinheiro e Walter Figueiredo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário