quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Jornalista Baby Garroux: LAVAGEM DA ESCADARIA DA IGREJA DO BONFIM...





Delicia para quem estiver pelos lados da Bahia. O arcebispo de Salvador, dom Murilo Krieger já confirmou a data 16 de janeiro e assim como nos últimos dois anos, o cortejo católico sairá às 8h da Basílica da Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, à frente das baianas. Ao meio dia, elas serão acolhidas e serão entregue as vassouras para a lavagem das escadarias da igreja do Senhor do Bonfim. A programação começa no dia 7 de janeiro e segue até o dia 17 do mesmo mês.



A Lavagem das Escadarias Bonfim é considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval. O ritual, se repete todos os anos desde 1754, e reúne milhares de pessoas e acontece sempre na segunda quinta-feira do mês de janeiro.

Os participantes se concentram em frente à Igreja da Conceição da Praia e dão início a caminhada de 8 km até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Cortejo comandado por baianas com trajes típicos - turbantes, saias engomadas, braceletes e colares - carregando vasos com água de cheiro. Atrás delas, o bloco Filhos de Gandhi e uma multidão de fiéis. Todos se vestem de branco, que á a cor de Oxalá.



Quando a procissão chega na escadaria, a água é ritualisticamente derramada fora de Nosso Senhor do Bonfim, num gesto simbólico de purificação. As baianas molham com água de cheiro os degraus da escadaria, depositam flores, e todos cantam o hino do Senhor do Bonfim.



Após a festa as pessoas se dirigem às barraquinhas espalhadas em torno da Igreja para experimentar o acarajé baiano, comprar as tradicionais fitinhas do Senhor do Bonfim, que tem exatamente o mesmo comprimento do braço da imagem que está dentro da Igreja. Acredita-se que ao amarra-la no pulso você deve fazer três pedidos que serão realizados quando a fitinha cair.




Isso é Brasil gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário