domingo, 6 de dezembro de 2015

O governo da Colômbia localizou os restos do galeão San José. Descoberta do que pode ser o maior tesouro já encontrado no fundo do mar...





É o mítico barco que afundou perto da costa de Cartagena no século 18 transportando um grande tesouro com ouro, prata e esmeraldas para a Espanha.

O presidente colombiano Juan Manuel Santos anunciou a descoberta: "Grande notícia: encontramos o galeão San José!", disse. O navio, um dos maiores da época, transportava o maior tesouro submerso da história quando foi afundado por ingleses perto da península de Barú em junho de 1708.


A bordo, 11 milhões de moedas de ouro, e outras riquezas. Na década de 1980, o Congresso da Colômbia avaliou a carga em US$ 11 bilhões. O San José sempre foi o sonho de muitos "caça-tesouros", que chegaram a travar longas batalhas legais com o governo colombiano.



"Acredito que, entre os tesouros lendários que ainda estão sendo buscados, o San José é aquele do qual as pessoas mais falam", disse Mark Gordon, presidente da empresa Odissey Marine Exploration, em 2011.






Em 2007, o tesouro foi declarado patrimônio cultural e histórico da nação pelo governo colombiano e um tribunal americano se pronunciou a seu favor quatro anos depois. O governo da Espanha reclama direitos sobre o San José, argumentando que ele pertencia a uma frota militar espanhola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário