sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Presidente Obama condecorou, nessa terça-feira, na Casa Branca, 17 personalidades americanas durante a cerimônia anual da Medalha da Liberdade.





No evento, televisionado ao vivo pelo canal C-SPAN, direto da Casa Branca, Barack Obama entregou a condecoração civil da nação para Steven Spielberg, Barbra Streisand, James Taylor e Gloria Estefan.


O presidente foi mega gentil: e senso de humor. “Eu não pude acreditar que ela ainda não tinha uma dessa”, disse Obama em seu discurso à Streisand. “Fora do palco, ela tem sido uma defensora apaixonada por questões como doenças cardíacas e igualdade das mulheres”, completou. Obama até arriscou falar uma palavrinha em ídiche para Streisand. “Eu estou todo ‘verklempt’ só em pensar nisto”, usando a palavra [verklempt] que significa tomado por uma emoção muito forte e fazendo referência ao quadro “Coffe Talk”, do programa “Saturday Night Live”, que sempre usa a expressão.



"Um filme de Spielberg é uma imaginação sem limites, mundos revelados nos mínimos detalhes, personagens que lutam para controlar o próprio destino", afirmou em cerimônia na Casa Branca. "Mais importante que tudo isso, os filmes de Steven são marcados por uma profunda fé na humanidade", concluiu.    

Ao todo, 17 personalidades foram premiadas na noite desta última terça-feira, dia 24, entre elas a primeira mulher negra a ser eleita ao Congresso, Shirley Chisholm, e um dos maiores jogadores de baseball da história do país, Yogi Berra.






Ao cantor James Taylor, o prêmio foi entregue com um discurso que caracterizava a letra de sua música “Fire and Rain”: “Você sempre se sente como se ele estivesse cantando apenas para você. É por isso que ele se tornou uma das forças motrizes do movimento cantor-compositor”, disse Obama.



Gloria Estefan, ao lado do marido, Emilio Estefan, foi reconhecida por seu impacto cultural. “Alguns se preocupavam que eles eram muito americanos para os latinos e muito latinos para os americanos. Acontece que todo mundo só queria dançar a conga”.







Entre os outros homenageados estavam o compositor Stephen Sondheim e os astros do baseball Yogi Berra e Willie Mays.

Nenhum comentário:

Postar um comentário