domingo, 30 de março de 2014

Minha surpresa: machismo no teatro italiano.





No dia do mundo do teatro paramos para refletir sobre o estado do sistema: falta fundos, mas não ideias. Surpresa saber do machismo no teatro italiano. 

Segundo Mimma Hen, primeira mulher na Itália a liderar um teatro público estável, hoje autora junto com Oliviero Ponte di Pino de boas práticas de teatro: 140 boas ideias se tornam realidade.
"Boas práticas" é uma expressão um pouco banal e pode ser desagradavel para alguém. Ainda é difícil de dizer que são supérfluas, boas práticas na Itália hoje. Especialmente quando envolvem as áreas de cultura, talvez considerada em profunda crise.
No teatro italiano há décadas os fundos estão faltando, felizmente não ideias.
Os pecados mortais do teatro: GERONTOCRACIA e MACHISMO "No teatro, como em outros campos, a situação do nosso país não é exatamente normal, no sentido de que são as instituições, mas são um pouco fracos, sem regras claras," diz Gallina, que, como primeira mulher na Itália a liderar um teatro público estável, é uma verdadeira autoridade no campo.
A situação econômica é um fato: o colapso do financiamento público foi total: a geração de Nova avançou na paisagem do deserto, do ponto de vista dos fundos”. 
São iniciativas sem fronteiras geográficas, do Piemonte à Sicília: envolve em particular o chamado teatro independente, mas seu olhar é dirigido para os outros dois polos, o público e o teatro comercial. Realidade de diferentes maneiras, contra a escassez de recursos. E contra dois problemas fundamentais que impedem o desenvolvimento do teatro em Itália: gerontocracia e o machismo. 
Os autores têm dividido para tags temáticas. De #critica para #teatro, eles construíram um verdadeiro banco de ideias. Que não são necessariamente voltadas para o sucesso. “Não fizemos uma seleção qualitativa, uma experiência boa ou útil mais do que outros”. “Nós usamos critérios objetivos de inovação, sustentabilidade econômica e replicabilidade. Estes são os requisitos das melhores práticas que tentamos. Então dizemos que até mesmo o que aconteceu com essas ideias: alguns falharam na prática, mas continuamos a considerar experiências.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário