quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Ranking internacional de ensino superior aponta quatro universidades brasileiras entre as 50 melhores do mundo





Ranking internacional de ensino superior aponta
quatro universidades brasileiras entre as 50 melhores do mundo


Estão entre 30 citadas. O QS Quacquarelli Symonds University Rankings - organização internacional de pesquisa em educação, divulgou por áreas nesta terça-feira, 26. Mostra duas estaduais de São Paulo em destaque entre as instituições brasileiras: a Universidade de São Paulo (USP) e de Campinas (Unicamp). Nenhuma brasileira conseguiu figurar entre as "top 10".


Os rankings tomam por base índices de citações de pesquisas, além de estudos de reputação. As brasileiras vão melhor como Agricultura e Silvicultura. Unicamp ficou como a 22.ª melhor do mundo. USP (27.ª) e Universidade Estadual Paulista (Unesp, 50.ª). Unicamp lidera entre as brasileiras nas áreas de Filosofia (42.ª) e História (34.ª). História, a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aparece em 42.ª no mundo.



A USP é a instituição brasileira que mais se destaca nas áreas avaliadas pelo QS. A estadual paulista, que completa 80 anos em 2014, está entre as 50 melhores do mundo em oito áreas e teve o melhor desempenho entre todas as brasileiras em 20 disciplinas. A Unicamp está no topo do País em oito disciplinas.
No total, 22 instituições brasileiras estão no "top 200" mundialmente em pelo menos uma das 30 disciplinas avaliadas no ranking. A brasileira particular mais bem colocada é a Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre as 100 melhores do mundo nas áreas de Contabilidade e Finanças e em Economia. A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) é listada na faixa entre 101 e 150.



No ranking mundial, a instituição com melhor desempenho foi a Universidade Harvard, que ficou em primeiro lugar em 11 das 30 disciplinas, duas a mais que o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário