quarta-feira, 27 de novembro de 2013

9º Festival de Cinema Italiano no Brasil





De 18 de novembro a 5 de dezembro São Paulo recebe a nona edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil, que contará com a presença de Paolo Taviani, Franco Brogi Taviani e do galã Riccardo Scamarcio. O público poderá conferir grandes obras na retrospectiva, bem como produções inéditas da nova safra do cinema na Itália. A primeira semana do Festival será dedicada a um workshop de três dias, na FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, com o diretor, roteirista e produtor Franco Brogi Taviani, que abordará a imigração italiana no Brasil, tema do seu novo documentário. A partir de 23 de novembro, o MIS – Museu da Imagem e do Som será palco da Retrospectiva Taviani. Entre os longas que serão exibidos, destaque para os premiados La Notte de San Lorenzo (A Noite de São Lorenzo), Padre Padrone (Pai Patrão), Kaos (Kaos) e Cesare Deve Morire (César Deve Morrer), de Paolo e Vittorio Taviani. Também estão na programação Masoch e Forse Dio è Malato (Talvez Deus Esteja Doente), de Franco Brogi Taviani.
Sensacional a cerimônia do 9º. Festival MIS com a presença de Chris Zanyne e o maior ator da Itália atualmente, o simpaticíssimo Riccardo Scamarcio. A grande espera era dos Irmãos Taviani, Paolo e Franco Brogi Taviani como homenageados. Organizado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura, o festival ofereceu ao público uma retrospectiva da carreira dos irmãos Taviani, no MIS - Museu da Imagem e do Som, exibindo produções como: "A Noite de São Lorenzo" (La Notte de San Lorenzo - 1982), "Pai Patrão" (Padre Padrone - 1977), "Kaos" (Idem - 1984), "César Deve Morrer" (Cesare Deve Morire - 2012) e "Masoch" (Idem - 1980). Sr. Eduardo Polastri (Pres. da Camara de Comércio Italiano),  laurea o diretor de cinema  Franco Taviani. O ator Riccardo Scamarcio simpatissimo também foi homenageado na noite. O Cineasta brasileiro e a atriz Daniela Escobar receberam o prêmio Barilla de Cooperação Cinematográfica Brasil – Itália.
Buffet de Don Gennaro, mega delicioso. 
Ovadia Saadia acertou em cheio com seus convidados em noite memorável. Reencontrei pessoas queridas, eram muitas. Além disso, produções da nova safra da cinematografia italiana foram apresentadas na 9a edição do Festival inclusive o longa selecionado para representar a Itália no Oscar 2014, "A Grande Beleza" (La Grande Bellezza - 2012), de Paolo Sorrentino, e "Mel" (Miele - 2013), dirigido por Valeria Golino e exibido no Festival de Cannes deste ano. Sendo que "Una Piccola Impresa Meridionale" (Idem - 2013), de Rocco Papaleo, foi escolhido como longa de abertura do festival, que contou com a presença do Riccardo Scamarcio.
O encerramento do Festival será no dia 09 de dezembro, com a entrega do Prêmio Magneti Marelli de Cinema Italiano, cujo vencedor será escolhido através de voto popular.
Vou falar muito ainda do grande encontro que contou com a presença de Felipe Folgosi, Wilson Demitrov, Chris Zanine, Jo Ribeiro, Elenice e Steffanno (Ex consul da Itália), Cláucio Monteiro, Mariza Torelli, Surrey Youssef,  Joyce Cavalcanti, Marta Livia Suplicy e a equipe máxima da Libra, Francesco Paternó, Per Paulo Carri Brascni, a top máxima Virginia Punko, a família da Casa Moenda de Itatiba (que por sinal recebem em grande almoço próximo sábado e vamos em comitiva), Eliane Munhoz, a joalheira Rosana Negrão, a querida Regina Volpato (que ainda não tem projetos de um novo trabalho na Rede TV), Paulah Gauss e muitos mais que vamos trazendo aqui no pedaço. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário