quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Ela vale cada palavra....




A representante número um da moda advanced que merecem atenção e flashes dos mais renomados veículos, marcas, editores e simplesmente fãs. A decoradora americana Iris Apfel que chegou ao Brasil a convite da Swarovski Elements.
Simpática, divertida, encanta o mundo com um sorriso e uma gargalhada deliciosa.
Ganhou jantar do arquiteto Guilherme Torres, bebericou champagne, comeu os pratos criados por Morena Leite, do Capim Santo, e ficou até o fim.
Estilo não é o que você usa, mas como usa” declarou.
Seus enormes óculos de aros coloridos (mais de 20 modelos no seu closet e ela não abre mão!) são complementos. “É algo que vem de dentro, mais do que de fora. Na vida tudo é atitude, go with the flow”.
Aos 92 sua vitalidade é única e sabe aproveitar todas as experiências. 
No bate papo com imprensa e formadores de opinião no JK Iguatemi, de look ousado, com plumas, pulseiras e seu tradicional maxi óculos, dava risada de tudo e contava com detalhes momentos marcantes de sua trajetória. “Quando trabalhava no WWD, era chamada de Paper Girl, porque naquela época não havia nada de tecnologia e ficava subindo e descendo o dia todo, carregando papéis e caixas. Ganhava US$15 dólares por semana, mas era divertido”, lembrou.
Comecei como paper woman do Women’s Wear Daily”, na função de carregadora de pilhas de papel daquele que é considerado hoje um dos maior jornais da área. “Acho importante experimentar, ficar presa a um só lugar estagna”....
Parar de trabalhar é pior do que a morte! Se você não está feliz com que está fazendo agora, mude e comece de novo”, aconselha. “Tive a oportunidade de mudar muitas vezes de caminho. Se comemos, caminhamos, dançamos… Porque não seríamos capazes de trabalhar com as mais diversas áreas?”, indaga.
Nascida no Queens, acumula em seu currículo um extenso portfólio de clientes que inclui até a Casa Branca. 
Contou também de sua passagem pelos corredores da Casa Branca, em Washington, onde ela e o marido Carl Apfel, de 97 anos, foram convidados diversas vezes para decorar a residência oficial do presidente dos Estados Unidos. “Pat Nixon, mulher de Richard Nixon queria tudo. Me acompanhava e queria usar todas as cores, tecidos, quadros. Depois ligava dizendo ‘Eu não sei de nada, venha até aqui mudar tudo e aproveitamos para almoçar’ “, diverte-se. No Brasil pela primeira vez, ficou encantada com o Museu Afro-brasileiro, a mistura de povos e a felicidade geral. “Não esperava nada. Nunca espero. Achei tudo muito interessante. Quero voltar em breve – se houver algum convite para isso, é claro”, finalizou.
Nós trabalhamos para nove diferentes presidentes – a sra Nixon foi a mais interessante, acompanhava cada passo do nosso dia-a-dia e palpitava muito, mas ao final sempre confessava não ter escolhido a melhor peça e nos pedia ajuda”, entrega.
Iris é casada a mais de 60 anos. Foi responsável pela decoração da residência oficial do seu país. É a decoradora ícone fashion que foge dos básicos. Foi uma das primeiras mulheres a comprar um par de jeans. “Foi um longo trabalho de convencimento e depois de muitas idas e vindas consegui levar uma calça para casa”, conta. “Se vestir é dizer ao mundo quem você é”..... “eu comprava en qualquer lugar, mas não tenho consumido muito nos últimos anos, pelo contrário, todo o ano esvazio o meu armário com doações para museus e instituições de caridade”..... “procuro coisas que nenhuma outra pessoa no mundo busca – torço de um lado, do outro, viro e então uso”....,, “não gosto de peças ornamentadas porque gosto eu mesmo de enfeitá-las. Você economiza, o que é sempre delicioso, e ainda garante algo totalmente personalizado”..... “não perca a curiosidade e o senso de humor!”.
Redes sociais? Instagram? “Eu não tenho tempo pra isso. As pessoas estão loucas, tirando fotos de tudo. Até na manicure. Não sei onde vamos parar”. “Quero criar o que puder. Não estou morta, preciso fazer alguma coisa. Quero criar jaquetas, vestidos… Tenho criatividade, não medo. O mundo está cada dia mais chato. Eu fico muito triste porque as pessoas parecem mortas vivas, elas andam sem emoção. Atualmente nada mais chama atenção e eu sempre digo que para ser interessante, é preciso se interessar e é isso que falta em muita gente”. ... “Abra sua mente e sua vida. Seja curioso e não uma daquelas pessoas que apenas olham”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário