segunda-feira, 24 de junho de 2013

Japão comemora designação do Monte Fuji como Patrimônio da Unesco




A designação do monte sagrado japonês Fuji como Patrimônio da Humanidade da Unesco provocou o entusiasmo generalizado no Japão, onde desde o primeiro-ministro até montanhistas e turistas comemoraram uma conquista amplamente publicada neste sábado pela imprensa japonesa. "Sinto-me feliz do fundo do meu coração", afirmou o chefe de Governo, Shinzo Abe, após conhecer a decisão tomada na véspera pelo Comitê do Patrimônio Mundial reunido na capital cambojana de Phnom Penh.
O primeiro-ministro assegurou, além disso, que espera que esta designação represente um incentivo para que "mais turistas estrangeiros visitem o Japão para ver o Monte Fuji", principal ícone do país. 
Neste sentido, o "Fujisan", como se referem no Japão a esta montanha sagrada, recebe a cada ano mais de 300 mil pessoas que, entre julho e agosto, sobem em fila os 3.776 metros deste vulcão, situado a cerca de 100 quilômetros a sudoeste de Tóquio. O ministro de Cultura japonês, Hakubun Shimomura, comemorou a decisão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) por ter reconhecido não só a beleza do pico, mas "como símbolo artístico e religioso". 
Com a entrada do Fuji, que cobre cerca de 70 mil hectares entre as cidades de Yamanashi e Shizuoka, o Japão conta atualmente com 17 lugares que gozam deste reconhecimento entre castelos, monumentos e rotas de peregrinação.
À notícia gerou também uma leve preocupação em alguns moradores das povoações situadas na base do vulcão, diante do temor de que aconteça uma avalanche ainda maior de turistas, tais como a forma de se desfazer dos resíduos e a chegada de turistas. Fuji se transformou em um dos principais símbolos do Japão após ser reproduzido em vários gravuras no período Edo (1603-1868), que teve uma forte influência nas artes ocidentais.
Além de ser um ponto turístico, o Fujiyama (em japonês Monte Fuji) é também um vulcão ativo, cuja última erupção data de 1707, foco de estreita e contínua vigilância por se encontrar em uma importante área sísmica.
Eu tive a chance de estar por lá duas vezes. É apaixonante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário