sexta-feira, 29 de março de 2013

BRASILEIROS HOMENAGEADOS NO II BRAZILFOUNDATION GALA MIAMI




David Hertz, presidente e fundador da Gastromotiva, um curso de auxiliar de cozinha para jovens de baixa renda, e Tony Kanaan, fundador do Instituto Barrichello Kanaan, que apoia projetos de educação e esporte, foram os homenageados do evento no museu Vizcaya.
Todo ano, a BrazilFoundation escolhe diferentes projetos de caridade e filantropia no Brasil para patrocinar por um ou dois anos.  Baseada em Nova York, a fundação, já ajudou mais de 300 organizações que atuam em projetos sociais no Brasil.
“Nas favelas, tem muito mais talentos desperdiçados do que a gente imagina”, diz Hertz.  “Acontece que muitas vezes o jovem não sabe para onde focar suas energias, então aí que eu vi que essa seria uma oportunidade para muitos”. Projeto modelo da BrazilFoundation. “Quando você se alimenta, você está alimentando a tua alma, a tua visão da vida”, diz Hertz.

O segundo homenageado da noite foi Tony Kanaan, piloto da Formula Indy que fundou o Instituto Barrichello Kanaan com Rubens Barrichello em 2004. “A gente não faz caridade para receber prêmio.  Caridade você faz de coração”, diz Kanaan. “Mas ser reconhecido, ainda mais por essa fundação, foi uma emoção grande e um orgulho”. Kanaan e Barrichello deram um casaco como presente para um menino de 10 anos, que atendia pelo apelido de Nenê, e trabalhava no kartódromo cuidando dos carros. Duas semanas depois, Nenê não tinha mais o casaco. “A gente perguntou o que aconteceu e ele disse, ‘meu pai vendeu para comprar drogas’”, diz Kanaan. “Foi quando isto aconteceu que eu e o Rubens olhamos um para o outro e a gente falou, ‘se um dia a gente for alguém na vida, nós vamos precisar fazer alguma coisa por isso”. Dezesseis anos depois, eles cumpriram a promessa. Kanaan e Barrichello bancam a maior parte dos fundos do Instituto. “É uma coisa que a gente faz de coração mesmo”, diz Kanaan. “O nosso sonho é ter a nossa própria sede, mas por enquanto a gente ainda não se aposentou”.
Uma luva e o macacão assinados por ele foram leiloados por US$6,000 no Gala Miami, que arrecadou este ano US$250 mil, o suficiente para patrocinar oito projetos no Brasil.

O jornalista, ator e modelo Pedro Andrade (esq.) e a atriz Guilhermina Guinle lideraram a noite como mestres de cerimônia e entregaram os prêmios para os homenageados Tony Kanaan e David Hertz (dir.). Foto de Barbara Corbellini Duarte.
“Parece que porque o Brasil é o quarto país mais rico do mundo, o Brasil não precisa mais de ajuda. Mas não é verdade porque a diferença no Brasil é atroz. Quem é rico no Brasil é muito rico, e quem é pobre é muito pobre”, diz Andrade. “Isso é um desafio que a BrazilFoundation está encontrando hoje em dia. Com o gala em Miami a gente está conquistando todo um novo território e uma legião de novos fãs e pessoas interessadas”.
  
Patricia Lobaccaro, presidente da BrazilFoundation desde 2010, diz que recebe entre 500 e 1000 projetos para avaliar todo ano, mas só consegue apoiar uma média de 25 por ano. Patricia Lobaccaro, presidente da BrazilFoundation, está feliz com o sucesso do segundo Gala Miami. Foto de Barbara Corbellini Duarte. A seleção é baseada em projetos que possam contribuir e gerar grande impacto positivo no desenvolvimento social do brasil no longo prazo. “É uma homenagem a um trabalho que se destacou por algum motivo”, diz Lobaccaro, que está muito feliz com a segunda edição do evento em Miami, um evento que tem uma década de tradição em Nova York e agora está se tornando uma tradição aqui também.
O Embaixador Hélio Vitor Ramos Filho, cônsul-geral do Brasil em Miami e chair honorário do Gala Miami, diz que o evento é uma excelente iniciativa que beneficia tanto a Fundação como o Brasil. “Hoje Miami é uma cidade quase Brasileira.  No ano passado, houve 700 mil turistas brasileiros em Miami”, diz Ramos Filho. “E esses brasileiros de alguma forma são pessoas que tem condições de levantar recursos para ajudar nesse trabalho junto às comunidades carentes”. O Embaixador Hélio Vitor Ramos Filho, chair honorário do evento, com sua esposa Milma. Foto de Barbara Corbellini Duarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário