terça-feira, 29 de janeiro de 2013

“COMEÇAR DE NOVO” LIVRO DO EMPRESÁRIO JOÃO FLÁVIO LEMOS DE MORAES



ABRINDO SEU CORAÇÃO
PARA AJUDAR DEPENDENTES
Depois de mais de 25 anos sob dependência química, viciado nas mais variadas drogas, tipo cocaína e crack, o empresário  está curado. Quatro anos limpo, sua história será contada pela filha, Isabella, no livro que será lançado em abril pela editora Rocco. A estudante de jornalismo conta sobre a codependência e os dramas vindos daí. “Minha família, que todos consideravam perfeita e que tinha tudo para ser feliz, viveu esse pesadelo. Meu pai é bipolar e a doença dele não foi diagnosticada a tempo. Sem saber que estava doente, ele entrou no caminho infernal das drogas. Eis a razão de tudo”.
João Flávio, filho do fundador de mais de 20 empresas, incluindo a Supergasbras, de família rica e influente, se entregou às drogas e teve sua vida – pessoal e profissional – destruída. Depois de enfrentar difíceis situações, como depressão, desestrutura familiar e internações, é João Flávio quem dá dicas para quem quer parar com o vício.
O problema é que a droga traz um prazer enorme e, quando nos damos conta, não queremos mais nada. Aí é que mora o perigo: perceber quando seu envolvimento se torna mais forte do que sua própria vontade e você vai abrindo mão das coisas importantes da vida!”... ”o vício acontece quando a droga começa a virar obsessão, só se pensa nela..... Da cocaína para o crack, significa ainda mais perigo: cuidado porque o crack é ‘muito melhor’, dá prazer imediato. Faz mal mais rápido, a sensação é boa, senão ninguém usaria, mas a conta vem logo depois.... Apesar de as drogas, muitas vezes, trazerem a dependência como principal doença, também podem atrapalhar a vida com outros problemas, como a depressão. Minha saúde é ótima, mas aconselho: a droga faz muito mal e é difícil se recuperar e voltar a ser feliz..... Eu sempre tive facilidade para conseguir a droga – o que não era nada bom, porque consumia muito mais. O alerta para quem não pode comprar: com o aumento do vício, vocês vão fazer até o que não podem para consegui-la..... Estou sóbrio há quatro anos, sem recaídas, mas a decisão de parar tem que vir de dentro, é íntima e pessoal. É uma consciência que precisa chegar e tomar conta de você. Com essa vontade, quando se resolve parar, é uma luta, mas para mesmo..... Quando se usa drogas, amigos verdadeiros importam muito. Alguns ‘amigos’ vêm do uso juntos, mas os verdadeiros estão sempre por perto, querendo ajudar. Dê atenção a eles. Meu compadre Roberto Carlos, por exemplo, me apoiou e fez uma música para me incentivar a parar, “Careta”...... Apesar da depressão, que é o pior dos sentimentos, para livrar-se da droga, busque driblar a vontade vivendo um dia de cada vez. Viva só por hoje sem a droga e assim terá a certeza de que nunca mais vai usá-la...... As clínicas não curam ninguém! Fui internado inúmeras vezes e não foi por isso que fiquei sóbrio. É preciso vontade própria. Fui eu mesmo quem tive vontade de me recuperar, com o amor dos meus filhos e amigos. As clínicas não tem estrutura para acolher dependentes químicos, não entendem muito do assunto. Só quem usa entende! Só acho válido para situações emergenciais, em caso de salvar vidas...... Lembre-se: seu exemplo vai servir para ajudar outras pessoas, por isso, conte sua história. No meu caso, minha filha (a estudante de jornalismo Isabella Lemos de Moraes) vai contá-la num livro. Não há porque esconder, é algo real. É preciso ajudar os outros a evitar passar pelo que você passou.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário