sábado, 5 de janeiro de 2013

AS LINDAS AVENTURAS DE PI....





AS AVENTURAS DE PI
Patel (Suraj Sharma) é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia. Após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local. A ideia é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando devido a uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker.



As Aventuras de Pi (Life of Pi). Direção de Ang Lee. Roteiro de David Magee baseado em livro de Yan Martel.  Fox. Com Suraj Sharma, Irrfan Kahn, Adil Hussain, Tabu, Rafe Spall, Gérard Depardieu (aparece uns 5 minutos como cozinheiro do cargueiro, e bem grosseiro), James Saito, Andrea Di Stefano. Indicado para os Globos de Ouro de diretor, drama e trilha musical, filme surpreendente. Ganhou um Oscar por O Segredo de Brokeback Mountain, mas inclui em sua carreira o lindo O Tigre e o Dragão e outros tantos. Estourou nas bilheterias de todo o Oriente e na América do Norte, US$ 70 milhões de bilheteria. Terceira Dimensão em filme não comercial.


O filme é inspirado num livro de autor brasileiro. Ang Lee foi substituído por Rafe Spall (filho do ator britânico característico Timothy Spall). Trama complexa com forte teor religioso. Pi se declara indiano de origem e de formação católica pela história do filho de Deus se sacrificar pelos humanos e, muçulmano por graças de Ala. Na tragédia e perigos, ele invoca a Deus que é louvado. Bem típico brasileiro que reza pra todos na hora do desespero. O autor do livro Yan leu o livro de Scliar, Max e os Felinos, de 81, que tinha basicamente a mesma historia e se inspirou diretamente nela. O brasileiro ficou sabendo disso e, no entanto, recusou-se a processar o outro, achando que era difícil e trabalhoso demais. Controvérsias a parte, aconteceu quando  Pi ganhou o importante Premio Booker.



O livro de Scliar trata de um judeu refugiado a caminho do Brasil (Scliar era judeu) e no barco salva vidas tinha que conviver com um felino, um jaguar no caso de Scliar,  um tigre de bengala, no de Yan. Alegoria sobre o nazismo e o abuso do poder. O nome do navio cargueiro japonês que é Tsimtsum, na verdade, nome hebreu usado no século 16 pelo cabalista Isaac Luria para designar Deus na criação das coisas. Pi adulto, menciona de passagem que da um curso de Kabala, mas no livro afirma baseado nesse Luria. Pi vem do nome que lhe foi dado ao nascer, o de Piscine Molitor que é o nome de uma famosa piscina publica de Paris, que fica perto do Bois de Boulougne. Piscina que caiu em desuso e em 1990 virou monumento histórico.
O jovem Pi, não passou perigo com o tigre. Foi criado por CGI, e poucas cenas foram com um tigre real. A ilha carnívora tem a forma do deus indiano Vishnu deitado, envolvente...... Divino..... A sobrevivência em alto ma, devaneios poéticos com as estrelas, peixes voadores, domar um tigre num barco salva vidas, uffffffaaaaaaaaaaaaaa.. Emociona de ponta a ponta. Pi mais velho, interpretado por Irrfan Kahn, de Quem quer ser um milionário? O espetacular Homem Aranha e mais 111 filmes. Fabula filosófica como dizem os críticos??????... 
Sem tanto conhecimento eu diria que é um dos melhores filmes do ano....

Nenhum comentário:

Postar um comentário